Minas Gerais

Ações educativas marcam Semana Nacional do Trânsito em MG

Publicados

em


A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promoveu, ao longo desta Semana Nacional do Trânsito, ações educativas em todas as regiões do estado. A programação teve como meta diminuir os índices de mortalidade e acidentes nas vias, além de despertar em condutores, passageiros, pedestres e ciclistas comportamentos que contribuam para um trânsito mais harmonioso e seguro. Neste ano, o tema esoclhido para a Semana foi “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“A PCMG, durante todo o ano, mas em especial em períodos como esse, busca sensibilizar o cidadão sobre a necessidade de sempre adotar atitudes prudentes e obedecer às regras de trânsito para preservar vidas”, afirma o diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), delegado-geral Eurico da Cunha Neto.

Os municípios de Belo Horizonte, Mateus Leme, Espera Feliz, Montes Claros, Alfenas, Governador Valadares, Santana do Paraíso, Caratinga, Taiobeiras, Conselheiro Lafaiete, Timóteo, Sete Lagoas, Curvelo, Barbacena e São João del-Rei tiveram trabalhos de prevenção e orientação.

Nas diversas regiões do estado, as atividades foram promovidas por órgãos e entidades parceiras, nos níveis estadual e municipal, além de representantes da sociedade civil e empresas privadas.

Belo Horizonte e Mateus Leme

O Detran-MG realizou diversas ações presenciais e em ambiente virtual, que contemplaram crianças, adolescentes e adultos. Durante toda a semana, postagens nas redes sociais do departamento comemoraram esse período de conscientização para um trânsito mais responsável e seguro.

O ponto de partida das atividades presenciais, na segunda-feira (20/9), teve uma blitz educativa integrada, na Praça JK, bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Além da distribuição de brindes e material educativo, o evento contou com a participação da banda do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Mais de 550 estudantes, em Mateus Leme e na capital, nos dias 21 e 23/9, participaram de uma programação especial idealizada pela equipe da Coordenação de Educação de Trânsito (CET) do Detran-MG. Durante as ações, os alunos acompanharam apresentação do teatro de fantoches e aproveitaram os jogos educativos voltados para conscientização no trânsito. Houve, ainda, uma simulação do teste de direção com os pequenos ciclistas. Ao final, as crianças receberam, de forma simbólica, uma carteira de habilitação.

Para fechar as atividades presenciais, uma blitz educativa foi realizada, nesta sexta-feira (24/9), próximo à Lagoa da Pampulha, cartão postal da capital, onde centenas de pedestres e motoristas foram abordados.

Espera Feliz

A Delegacia de Polícia Civil em Espera Feliz,  na Zona da Mata, participou, já no dia 18/9, de uma ação integrada no Posto da Polícia Militar Rodoviária, no limite do município com a cidade de Dores do Rio Preto, no Espírito Santo. Mais de 120 condutores foram abordados e receberam orientações. A PCMG foi representada pela delegada Paula Franco Gonçalves.

Leia Também:  Estradas mineiras ficarão mais seguras com 598 novos radares de velocidade

Montes Claros

Em Montes Claros, na região Norte do estado, sob a coordenação do chefe do 11º Departamento, delegado-geral Jurandir Rodrigues, destaque para uma blitz educativa na Avenida José Corrêa Machado, em 20/9. Na oportunidade, houve entrega de panfletos com orientações para conscientizar pedestres, passageiros e condutores de veículos, incluindo os ciclistas.

Alfenas

A Delegacia Regional em Alfenas participou de uma atividade organizada pelas polícias Civil e Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social, com o objetivo de sensibilizar e educar a população sobre os perigos da não observância das leis de trânsito. Para a ação, promovida em 20/9, a PCMG disponibilizou duas carcaças de veículos envolvidos em acidentes, que ficaram expostas na praça central da cidade, onde ocorreram blitze educativas, distribuição de panfletos e orientação à comunidade aos moradores.

Governador Valadares

Na região do Rio Doce, a PCMG participou da abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito em Governador Valadares, na segunda-feira (20/9). Durante o período, foram realizadas blitze educativas e palestras, além de trabalho de educação para o trânsito com a presença da “Transitolândia Móvel”. A ação teve como público-alvo alunos do 1º ao 5º ano, de 6 a 11 anos de idade, com cerca de 170 crianças participantes.

Estiveram presentes na abertura do evento o chefe do 8º Departamento, delegado-geral Vinícius Sampaio da Costa, o delegado regional Endgel Rebouças, o delegado de Trânsito, Marcos de Alencar Miranda, o inspetor Robson Mourão, além de servidores lotados na Delegacia de Trânsito da cidade.

Santana do Paraíso

Na terça-feira (21/9), em Santana do Paraíso, ainda na região do Rio Doce, um evento na praça principal da cidade buscou conscientizar a população sobre a importância do uso correto do cinto de segurança e da direção defensiva.

Durante a ação, houve a exposição de um simulador de capotamento, óculos simuladores de efeito de drogas, álcool e estresse, além de um simulador de colisão frontal e diversos veículos envolvidos em acidentes de trânsito, inclusive uma bicicleta toda retorcida. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos informativos e algodão-doce para as crianças. O público ainda pôde experimentar de forma segura algum dos simuladores, com apoio de uma empresa especializada.

Taiobeiras

Em Taiobeiras, na região do Norte do estado, a  PCMG participou de uma blitz educativa na quarta-feira (22/9), com abordagem de veículos e distribuição de panfletos. Houve também a aferição de pressão e a realização de testes de covid-19. Na ocasião, o delegado regional Gildeilson Almeida Contao ressaltou a importância de mobilizar a população a respeito das regras de trânsito, visando evitar acidentes e mortes.

Leia Também:  IMA realiza inquérito soroepidemiológico em bovinos

Coronel Fabriciano e Timóteo

A 8ª e 9ª Delegacias de Polícia Civil de Coronel Fabriciano, região do Vale do Aço, na quinta-feira (23/9), realizaram abordagens de veículos, ciclistas e pedestres, que receberam panfletos educativos.

Na mesma data, em Timóteo, também no Vale do Aço, motoristas e pedestres foram orientados a fazer uso responsável das vias. Os condutores que agiram de maneira gentil para com os demais usuários das vias receberam, como reconhecimento, chaveiros e canetas com a logomarca da instituição. As atividades foram coordenadas pelo delegado Gustavo Henrique Silva Cecílio.

Sete Lagoas e Curvelo

A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Sete Lagoas, na região Central do estado, realizou, na quinta-feira (23/9), blitze educativas nas imediações do Centro de Apoio ao Turista e na área de exame de direção. Durante as ações, condutores e candidatos à carteira de habilitação receberam orientações sobre normas de segurança no trânsito.

Em Curvelo, também na região Central de Minas, nos dias 22 e 23/9, foram realizadas blitze educativas e palestras. Pedestres, passageiros, motoristas e ciclistas, receberam panfletos com orientações para a preservação da vida e o trânsito mais seguro. Nos dias 24 e 25/9, a PCMG participou de um estande de informações na Praça Benedito Valadares, e a programação ainda contou com a apresentação  de um simulador de impacto e a participação dos mascotes da Polícia Civil, que posaram para fotos com a população curvelana. O delegado-geral André Pelli, chefe do 14° Departamento, acompanhou as atividades.

Caratinga

Em Caratinga, na região do Rio Doce, a PCMG realizou a operação de Busca Ativa aos Condutores Bloqueados. A ação teve caráter preventivo e educativo, com a visita a cerca de 30 condutores que ainda não iniciaram o cumprimento da suspensão e o curso de reciclagem. 

Barbacena e São João del-Rei

Em Barbacena, na região do Campo das Vertentes, as atividades da Semana Nacional do Trânsito incluíram um mutirão de vistorias veiculares e panfletagem com material educativo. A ação contou com apoio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, que cedeu as barracas para aumentar a estrutura e possibilitar o atendimento de um maior número de veículos.

Ainda na região, em São João del-Rei, nesta sexta-feira (24/9), os cidadãos receberam orientações e material educativo durante uma blitz de trânsito.

COMENTE ABAIXO:

Minas Gerais

Mais de 50 postos de combustível são fiscalizados pela Polícia Civil na capital

Publicados

em


PCMG / Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), atenta ao contexto de aumento do preço de combustíveis veiculares em decorrência da greve de caminhoneiros, recém-finalizada nessa sexta-feira (22/10), realizou operação em Belo Horizonte e Região Metropolitana para fiscalização de postos fornecedores. Foram 50 postos visitados pelos policiais civis.

A ação policial foi organizada a partir de denúncias de consumidores reunidas desde 21/10 pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), com relatos de preços abusivos cobrados por postos da capital e outras irregularidades, como ações de reserva e estocagem ilegal.

“A partir dos levantamentos, organizamos um roteiro para fiscalizações com quatro equipes do departamento, totalizando 50 policiais civis empenhados em ações operacionais e de inteligência”, explica o chefe do Departamento Estadual de Investigação de Fraudes, delegado Júlio Wilke.

Dois dos estabelecimentos fiscalizados em BH, localizados nas regiões Centro-Sul e Barreiro, apresentaram indícios de preços abusivos e serão investigados pela Decon. Um dos postos, inclusive, voltou o preço indicado no painel obrigatório com a chegada da polícia, com redução significativa de 30 centavos no litro do etanol e de 20 centavos no de gasolina.

Leia Também:  Netflix: confira os lançamentos para assistir no final de semana

A titular da Decon, delegada Danúbia Quadros, informa que a PCMG continua atenta a novas denúncias que possam surgir nos próximos dias.

“Os responsáveis pelos postos que estamos investigando, se constatadas irregularidades, podem responder por crimes contra as relações de consumo, previstos na Lei 8137/90”, conclui.

As denúncias podem ser encaminhadas à polícia por meio do Disque Denúncia Unificado 181 ou 197. O sigilo é garantido.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • Conquista é fruto do trabalho em conjunto com Dalmo Ribeiro5 dias atrás

    Vereador Alex Cavalcante (Mochila) ganha 259 mil reais para Educação.

  • Minas Gerais5 dias atrás

    Renovação de matrícula de alunos da rede pública estadual de Minas vai até 22/10

  • Minas Gerais6 dias atrás

    Previsão do tempo para Minas Gerais nesta segunda-feira, 18 de outubro

  • Minas Gerais4 dias atrás

    Alta demanda por materiais esportivos movimenta indústrias do setor de e-commerce em Minas Gerais

  • Minas Gerais6 dias atrás

    Turismo em MG movimenta bilhões na economia e quadruplica crescimento em número de empregos

  • Minas Gerais5 dias atrás

    Governo paga Auxílio Emergencial Mineiro para nascidos em maio e junho

  • EMOÇÕES5 dias atrás

    “Vida e morte em diálogo — Ciência e Fé conversam sobre as dimensões da existência” é tema de debate em Fórum mundial

  • Minas Gerais4 dias atrás

    Governo paga Auxílio Emergencial Mineiro para nascidos em julho e agosto