Minas Gerais

Renovação de matrícula de alunos da rede pública estadual de Minas vai até 22/10

Publicados

em


O período para a renovação da matrícula dos alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais que pretendem continuar na mesma escola em 2022 está chegando ao fim. O prazo é até a próxima sexta-feira (22/10). O procedimento pode ser feito pelo próprio aluno com 18 anos ou mais ou por pais e/ou responsáveis do estudante menor de idade. 

O processo que garante a vaga do aluno para o próximo ano na mesma unidade de ensino em que ele já estuda deve ser feito on-line, pelo site renovacao.educacao.mg.gov.br.

As famílias que não têm acesso à internet precisam procurar a escola estadual onde o estudante está atualmente matriculado, em 2021, para assegurar a renovação da matrícula para o ano letivo de 2022. Todas as medidas de segurança sanitária estabelecidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) devem ser respeitadas.

Troca de escola ou rede

Para quem pretende mudar de escola ou estiver saindo de outra rede de ensino, seja de instituições municipais, federais ou privadas, para a rede pública estadual, será necessário aguardar o cadastramento escolar. O procedimento deve ser feito pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem).

Leia Também:  Romeu Zema anuncia mais R$ 53,3 milhões para a Universidade Federal de Lavras, no Sul de Minas

Passo a passo

Para a renovação da matrícula, pais/responsáveis, ou o aluno maior de 18 anos devem acessar o site renovacao.educacao.mg.gov.br, até 22/10. Será necessário inserir o número da matrícula no campo destinado ao login, e a data de nascimento com dia, mês e ano com os quatro dígitos (sem barras) no espaço destinado à senha.

Caso o estudante não tenha o número da matrícula, basta clicar na opção “recuperar número de matrícula do aluno”. Ao selecionar essa alternativa, o sistema solicitará a identificação da escola onde o aluno está matriculado, seu nome completo, a data de nascimento e o nome de um dos seus responsáveis.

Ao concluir o processo, será disponibilizado o comprovante de renovação, que pode ser impresso ou salvo em formato PDF.

Perguntas e respostas

Para auxiliar pais e estudantes na renovação da matrícula, a SEE/MG elaborou um documento com as perguntas e respostas. Confira neste link.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Divulgados os finalistas do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Publicados

em


A Emater-MG disponibilizou a relação dos finalistas do 18º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. São 15 amostras da categoria “Café Natural” e 16 amostras da categoria “Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado”. Os nomes dos vencedores da premiação serão relevados em live no dia 10/12, no canal da empresa no YouTube, às 14h.

Na etapa final do concurso, que ocorreu no dia 29/11, as amostras foram submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), sendo observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global. Segundo os jurados do concurso, os grãos concorrentes este ano são de excelente qualidade e devem atingir notas muito altas.

Na solenidade de encerramento do concurso e divulgação dos vencedores da premiação, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas) em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas.

Leia Também:  Romeu Zema anuncia mais R$ 53,3 milhões para a Universidade Federal de Lavras, no Sul de Minas

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). 

Neste ano, o concurso recebeu 1.557 inscrições.

Para conferir a lista dos finalistas, clique aqui

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA