Eficiência

Passos muda logística e vacina 1.100 idosos

Publicados

em

DRIVE-THRU

Por Valéria Faleiros
Para o GMAIS.TV

Passos adotou novamente sistema de drive-thru para a vacinação contra a Covid-19 . De acordo com o departamento municipal de Vigilância Epidemiológica, foram vacinados no último sábado (27/03), 1.100 idosos com 70 anos ou mais. O resultado mostra uma ampliação de 20% no número de pessoas vacinadas em um só dia, em comparação com o primeiro evento, e ainda queda no tempo médio de espera dos idosos na fila da imunização de três horas para 40 minutos.
Desta vez, a ação foi realizada no Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos, das 8h às 15h. Conforme comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos, a escolha do novo local proporcionou uma logística melhor. “Tudo ocorreu de forma tranquila, organizada, segura e com muita responsabilidade. Não houve nenhuma intercorrência”, contou.
Já a secretária de saúde de Passos, Priscila Soares Corrêa Faria, disse que o resultado do segundo drive-thru foi positivo, pois conseguiu agilizar a vacinação para os idosos. “Desta vez, o tempo que os idosos tiveram que esperar para serem vacinados não foi exagerado. Com mais pessoas trabalhando, a triagem foi mais rápida. O primeiro drive-thru foi um projeto piloto. Nós avaliamos tudo o que deu certo nele e repetimos no segundo, e o que não deu certo nós aperfeiçoamos”, destacou Priscila.
Quarenta profissionais da Atenção Primária, Núcleo de Controle de Zoonoses, Epidemiologia, acadêmicos de medicina e enfermagem trabalharam na imunização. A dose aplicada foi a coronavac produzida pelo Instituto Butantan. A reportagem do GMAIS.TV conversou com o casal Maria das Graças Silva e Jaime Sebastião da Silva, ambos de 70 anos, que estava incluso no público alvo deste sábado. A filha Cristiane Silva foi quem levou os pais para vacinar. Eles chegaram ao local por volta das 11h, e às 12h30 os idosos já estavam vacinados e seguindo caminho de volta para casa.
Na hora de tomar a vacina, Maria das Graças contou que ficou atenta para ver se o imunizante estava na seringa. “Acompanhei tudo direitinho para não ter erro. Ficamos felizes em tomar a vacina porque é uma segurança a mais. Essa doença é muito perigosa e ainda pouco conhecida”, falou a passense que mesmo vacinada não pretende abrir mão das medidas preventivas – isolamento social, uso de máscara e álcool gel –até que os índices de contaminação pelo novo coronavírus diminuam.

Leia Também:  Atriz não gosta de sua imagem em revista: "Quero ser como sou"


Para quem tomou a primeira dose neste sábado, a segunda aplicação da vacina deve acontecer daqui 30 dias. A prefeitura municipal informou que a imunização dos idosos com 70 anos ou mais prossegue durante a semana nos ambulatórios que contam com sala de vacinação. Diferente do primeiro drive-thru, a coordenação da Epidemiologia afirmou que desta vez não houve registro de moradores de cidades vizinhas querendo tomar a vacina em Passos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

Não há vagas na Santa Casa de Passos para pacientes com Covid-19

Publicados

em

A Santa Casa de Passos (MG) registrou neste sábado (29/5) pela primeira vez, a marca de 100% de ocupação dos leitos de enfermaria. Os leitos de UTI também estão todos ocupados há três semanas. A informação foi publicada pela assessoria de comunicação do hospital através de boletim epidemiológico.

Ao todo são 45 leitos de enfermaria e 50 leitos de UTI para Covid-19, totalizando 95 vagas, todas ocupadas.  Em 27 de abril a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 era de 68%. No dia 12 de maio, 15 dias depois, a taxa subiu para 100% e continua assim desde então.  Já com relação às enfermarias, em 27 de abril a taxa era de 49% de ocupação. No dia 12 e 28 de maio 96% dos leitos estavam ocupados, mas infelizmente nesse sábado atingiu os 100% de ocupação.

A microrregião de Passos, que abrange 14 municípios, enfrenta este colapso na saúde, quase todos os hospitais estão lotados. Isso fez com que pacientes da região fossem transferidos para outras cidades do estado nesta sexta-feira. Para conter o avanço da pandemia pelo menos 11 cidades publicaram decretos com medidas mais restritivas para essa semana.

Leia Também:  Bolsa sobe 15,98% em novembro, melhor desempenho para o mês desde 1999

Fonte: Daily News

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA