Minas Gerais

Estado amplia número de profissionais para fortalecer ensino híbrido

Publicados

em


Neste momento de desafios educacionais impostos pela pandemia da covid-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está realizando ações para o fortalecimento das escolas estaduais. Em vídeo, publicado nesta segunda-feira (14/6), a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, anunciou que as unidades de ensino regulares passarão a contar com pelo menos um Especialistas em Educação Básica (EEB) por turno e com mais um Assistente Técnico de Educação Básica (ATB).

“A partir de agora, cada uma das escolas de ensino regular terá, pelo menos, um especialista por turno. Estamos anunciando a contratação de 704 destes profissionais. Outra demanda antiga dos gestores escolares e que busca permitir que eles possam estar cada vez mais focados na aprendizagem dos estudantes é a disposição de mais um ATB em cada escola”, afirma Julia.

Ainda de acordo com a secretária, a medida foi possível graças ao empenho dos gestores escolares e é um reforço a mais para a retomada das atividades presenciais. “Essa condição só foi possível graças ao esforço pela melhoria da gestão do quadro de horários realizada pelos diretores, a quem eu agradeço e parabenizo muito pelo empenho. Reiniciamos as atividades presenciais nas escolas com essas duas excelentes notícias, que com certeza fortalecerão o processo de ensino híbrido”, finaliza.

Confira o vídeo gravado pela secretária Julia Sant’Anna.

Especialistas em Educação Básica

O EEB tem papel estratégico na gestão pedagógica das escolas. É ele que atua na formação e orientação aos professores, no acompanhamento aos estudantes, na articulação com a comunidade, entre outras funções. Todas as escolas da rede estadual já contam com pelo menos um Especialista em Educação Básica. O objetivo da medida é que cada uma possa contar com um profissional por turno.

Leia Também:  TJMG mantém resolução sobre uso do Expominas pelo Estado

Para identificar as unidades de ensino que serão contempladas, a SEE/MG realizou um levantamento e definiu que serão atendidas as escolas regulares com o mínimo de 60 estudantes por turno e que ainda não possuem um EEB em cada um deles. Os especialistas convocados irão atuar em 673 unidades de ensino. Todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) serão contempladas.

Para atuar nas escolas, os profissionais deverão participar do processo de convocação – instrumento para contratação de servidores das funções do quadro do Magistério da rede estadual de ensino.

Assistente Técnico de Educação Básica

Já os ATBs são profissionais do quadro administrativo que colaboram com ações de organização, registros e acompanhamento de dados e informações em parceria com o gestor escolar. Com essa iniciativa, serão contempladas todas as escolas da rede estadual de ensino. Atualmente, as unidades de ensino já contam com Assistente Técnico de Educação Básica e terão o reforço de mais um profissional.

Para atuar nas escolas, os profissionais deverão participar do processo excepcional de contratação temporária – instrumento para contratação de servidores das funções do quadro administrativo da rede estadual de ensino.

Leia Também:  Governo de Minas anuncia que Hospital de Campanha terá gestão compartilhada

Para auxiliar no trabalho desenvolvido dos profissionais, a SEE/MG, por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, irá disponibilizar um curso em gestão financeira a todos os Assistentes Técnicos de Educação Básica. O objetivo é aproximar o ATB das rotinas administrativas e financeiras realizadas na instituição escolar. 

Retomada

A partir desta segunda-feira (14/6), os profissionais da Educação que atuam em escolas estaduais localizadas em municípios que estão em onda verde ou amarela do Plano Minas Consciente e que a prefeitura não apresentar restrições, retomam o trabalho presencial para preparação das escolas da rede pública estadual. Já os alunos, retornam no dia 21/6.

O retorno será seguro, com regras de distanciamento e de higienização; gradual, começando apenas com as turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental; facultativo; cada família decide se quer retornar presencialmente.

Todos os gestores escolares precisam cumprir uma lista de tarefas, em cada unidade de ensino, para organizar o ambiente da escola para recebimento dos estudantes e funcionários. As escolas que disponibilizam os anos iniciais estarão preparadas para receber os estudantes até o dia 21/6.

Seguindo o protocolo sanitário, as escolas deverão obter equipamentos de proteção e produtos de higiene como dispensador com sabonete líquido, álcool em gel, copos descartáveis, papel toalha, luvas e lixeiras com tampa e pedal, entre outras recomendações.
 

COMENTE ABAIXO:

Minas Gerais

Romeu Zema participa da formatura de 500 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Publicados

em


O governador Romeu Zema participou, neste sábado (31/7), da formatura de 500 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Eles atuarão nas diversas unidades no estado, dando continuidade ao plano de expansão da corporação em 14 municípios até o final de 2021 e contribuindo para a melhoria do atendimento em Minas Gerais. 

“Apesar de todas as dificuldades que temos enfrentado, fizemos este concurso para 500 soldados e estamos disponbilizando para todas as regiões do estado, com abertura inclusive de novas unidades em  várias cidades como João Pinheiro, Araçuaí, Bocaiuva e várias outras, levando mais segurança e estrutura para o povo mineiro”, afirmou Zema durante a formatura, realizada na Academia dos Bombeiros, em Belo Horizonte. 

O reforço no quadro de soldados da corporação ocorre em momento de grande demanda por atendimento devido aos incêndios em vegetação. Os meses de julho, agosto e setembro, historicamente, são os de maior atendimento desse tipo de ocorrência pelos Bombeiros. Até  junho deste ano foram atendidas 8.073 ocorrências deste tipo no estado. Ao longo de 2020, foram quase 21 mil chamados. 

Leia Também:  Minas entrega Currículo Referência do Ensino Médio para Conselho Estadual de Educação

O comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo, reconheceu o esforço do governo estadual para a abertura das vagas para o concurso de soldados. “Rendemos nossos agradecimentos ao governo. Suas ações comprometidas com o bem-estar do povo mineiro e a eficiência administrativa promovem resultados positivos, mesmo em meio ao cenário de pandemia. Todas a vezes que pleiteamos cooperação do governo o Corpo de Bombeiros Militar é assistido”, destacou. 

Curso

A turma começou a formação em novembro de 2020, com carga horária de 1.412 horas. 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas, desembargador Gilson Soares Lemes, foi o paraninfo da turma e ressaltou a importância do trabalho do bombeiro militar. “Em breve, em toda Minas Gerais chegarão reforços importantes, que irão onde houver necessidade de ajuda. É uma honra ser escolhido paraninfo dessa turma. Ser bombeiro é o sonho de muitos meninos e meninas que enxergam na profissão heróis”, ressaltou. 

Novo concurso

Anunciado em junho pelo governador, o novo concurso do CBMMG vai ofertar 145 vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) e 21 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). 

Leia Também:  Governo de Minas anuncia que Hospital de Campanha terá gestão compartilhada

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • Minas Gerais6 dias atrás

    Escolas estaduais abrem vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

  • Minas Gerais4 dias atrás

    Emater-MG mapeia áreas produtoras de café atingidas por geada

  • Minas Gerais6 dias atrás

    Previsão do tempo para Minas Gerais nesta segunda-feira, 26 de julho

  • Minas Gerais6 dias atrás

    Seminários virtuais incentivam participação de empreendedores em licitações do Estado

  • Minas Gerais6 dias atrás

    Unidades da Epamig são credenciadas para ensino superior

  • ESPORTES6 dias atrás

    Flamengo goleia o São Paulo por 5 a 1, de virada, pelo Brasileirão

  • ESPORTES6 dias atrás

    Jogando em São Januário, Vasco vence o Guarani pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro

  • Minas Gerais5 dias atrás

    Produtores de café de mais de 500 cidades devem se preparar para novas geadas em Minas