Minas Gerais

Conheça os vencedores do Prêmio Boas Práticas Ambientais

Publicados

em


Nesta semana, foram divulgados os vencedores do V Prêmio Boas Práticas Ambientais e os projetos selecionados para receber o Selo Semad Recomenda 2021. A cerimônia integra a programação do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado na capital mineira.

Promovido anualmente pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), o Prêmio Boas Práticas Ambientais busca reconhecer e divulgar ações e projetos de preservação e recuperação do meio ambiente promovidos no estado. Com o tema “Saneamento Além do Básico”, a edição deste ano premiou nove projetos em três categorias distintas: “Abastecimento de água potável ou manejo das águas pluviais urbanas”; “Esgotamento sanitário”; e “Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos”’.

Troca ecológica

O projeto “Câmbio Ecológico: Uma Intervenção Pedagógica de Educação Ambiental”, desenvolvido na Escola Estadual Frei Egídio Parisi, localizada em Uberlândia, foi o primeiro colocado na categoria “Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos”. A iniciativa consiste em uma proposta de intervenção pedagógica que busca  reduzir os impactos de resíduos sólidos não orgânicos gerados pela comunidade escolar. 

O material reciclável é coletado nas residências de estudantes e docentes, sendo trocado por uma “moeda ecológica”, o Bacuri. A moeda pode ser utilizada dentro da escola para aquisição de material escolar, uniformes, serviços de impressão e outros itens doados por parceiros do projeto. Todo o material reciclável é entregue a uma associação de catadores local, fechando a cadeia de sustentabilidade.

Para o coordenador do projeto, Washington Medeiros, a premiação é um importante incentivo ao trabalho feito no município, além de oferecer o respaldo necessário à ampliação do projeto para outras escolas públicas da região. 

Leia Também:  CNA anuncia finalistas do prêmio CNA Brasil Artesanal 2021 - Chocolate

“Estamos desenvolvendo um aplicativo para que os participantes possam utilizar seus Bacuris em supermercados, farmácias e outras lojas. Atualmente temos dez empresas parceiras e pretendemos, com a visibilidade trazida pelo Prêmio Boas Práticas, expandir as ações junto a outros comércios de Uberlândia”, afirma.

Conservação de bacias

Já o projeto “Águas de Ubá: Revitalização de Bacias Hidrográficas e Pagamento por Serviços Ambientais” foi o vencedor da categoria “Abastecimento de água potável ou manejo das águas pluviais urbanas”. A iniciativa consiste na execução de práticas de conservação de água e solo nas propriedades rurais inseridas nas áreas de cabeceira dos rios da região, além de utilizar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como forma de estimular os produtores rurais a investirem no cuidado do trato com as águas, oferecendo também apoio técnico e financeiro.

Na categoria “Esgotamento sanitário”, o premiado foi o projeto “Bacias e Florestas”, desenvolvido pelo WWF-Brasil nos municípios que integram a sub-bacia do Ribeirão Jequitibá, um dos principais afluentes do Rio das Velhas. A iniciativa busca aumentar a disponibilidade e a qualidade de água por meio da proteção, da restauração e da preservação dos principais cursos d’água da região.

Semad Recomenda

Criado em 2020, o Selo Semad Recomenda tem por objetivo certificar ações voltadas à conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, entre outras iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. Em 2021, 14 propostas foram submetidas à avaliação da comissão julgadora responsável e nove delas foram contempladas com a certificação oferecida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)

Leia Também:  Romeu Zema anuncia investimento de R$ 800 milhões em carteiras escolares, mobiliários e equipamentos diversos para escolas estaduais

Somando as três edições da classificação, 20 projetos, programas e iniciativas voltadas à preservação, conservação e proteção ambiental foram reconhecidos pelo Selo Semad Recomenda. Um dos projetos contemplados na terceira edição foi o Programa de Educação Ambiental (PEA), desenvolvido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). A iniciativa completa 20 anos e atua na capacitação e na formação de parceiros para conscientização ambiental nas áreas de influência da empresa.

De acordo com o gestor do projeto, Christian de Andrade, o intuito é formar, junto às comunidades locais, agentes multiplicadores de conteúdo em preservação ambiental. “Pretendemos mostrar que é possível realizar uma atividade econômica sustentável, trabalhando junto com as comunidades e recuperando as áreas mineradas”, avalia.

Engajamento

O superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, destaca que o Prêmio Boas Práticas e o Selo Semad Recomenda vêm se tornando importantes ferramentas de reconhecimento e divulgação de projetos e iniciativas sustentáveis em Minas Gerais.

“É muito interessante ver que, apesar da pandemia, os órgãos públicos, empresas e entidades sem fins lucrativos são capazes de manter bons projetos, com ações de grande valor e engajamento social. Esperamos que em 2022 tenhamos iniciativas igualmente positivas, de forma a abranger o maior número de pessoas”, conclui o superintendente.

Clique aqui para conhecer os nove projetos certificados pelo Selo Semad Recomenda.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Saiba como ajudar e onde entregar doações para os atingidos pelas chuvas em Minas

Publicados

em


O Governo de Minas, por meio do Serviço Social Autônomo (Servas), intensifica esforços para a campanha SOS Chuvas Minas Gerais. O objetivo é receber doações destinadas à população atingida pelas fortes chuvas que castigaram os municípios do estado. A prioridade agora é arrecadar água potável, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, colchões e cobertores. Uma força-tarefa envolvendo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) e as forças de segurança está recolhendo o material e prestando ajuda humanitária aos afetados.

Desde o início do período chuvoso em Minas, em outubro de 2021, 25 pessoas morreram, 47.911 ficaram desalojadas e 7.336 desabrigadas (dados atualizados em 17/1). As informações foram divulgadas pela Cedec. Até o momento, 377 cidades estão em situação de emergência.

Saiba como e onde doar 

As doações podem ser entregues diretamente na sede do Servas, na Avenida Cristóvão Colombo, 683, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Neste momento, a doação de roupas está suspensa devido ao grande número de material recebido nos últimos dias. Os itens de maior necessidade são água potável, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, colchões e cobertores. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais da instituição, no site www.servas.org.br ou pelo telefone (31) 3349.2400.

Para doações em dinheiro, os dados para transferência são:

Serviço Social Autônomo
CNPJ: 17.385.840/0001-12
Caixa: Ag. 1667 / CC: 3529-1
Pix: +5531991630836

Os donativos também podem ser entregues na rede de supermercados Verdemar, no BH Shopping, Shopping Diamond Mall e Shopping Pátio Savassi, em todos os batalhões, quartéis e bases comunitárias de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Delegacias de Polícia Civil de Minas Gerais e em pontos de coleta da Cemig. Confira os endereços:
 

  • Todos os batalhões, quartéis e bases comunitárias de Polícia Militar de Minas Gerais
  • Todos os batalhões do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
  • Todas a Delegacias de Polícia Civil de Minas Gerais
Leia Também:  Ações da Epamig popularizam cultivo e consumo de hortaliças

Agências da Cemig

1. Ipatinga (Rua Uberlândia, nº 321, Centro )

2. Itabira  (Rua Topázio, 45, Areão)

3. Paracatu (Rua Matias Mundim, 337, Santa Lúcia)

4. Varginha  (Rua Presidente Antônio Carlos, 538, Centro)

5. Divinópolis (Rua Itapecerica, 151, Centro)

6. Pará de Minas (Rua João Alexandre, 670, Dom Bosco)

7. Montes Claros  (Rua Padre Augusto, 550, Centro)

8. Almenara (Rua Hermano de Souza, 214, Centro)

9. Teófilo Otoni  (Praça Germânica, 16, Centro)

10. Salinas (Avenida Frederico Leão Bitencourt, 64)

11. Januária (Avenida Cônego Ramiro Leite, 17, Centro)

12. Uberlândia (Avenida João Pinheiro, 1373, Aparecida)

13. Patos de Minas (Avenida Prefeito Camundinho, 861, Lagoa Grande)

14. Pouso Alegre (Praça João Pinheiro, 194, Centro)

15. Betim (Praça Tiradentes, 84)

16. Edifício Sede da Cemig em Belo Horizonte  (Avenida Barbacena, 1200, Santo Agostinho)

Pátio Savassi

Avenida do Contorno, 6061 – São Pedro

Diamond Mall

Avenida Olegário Maciel, 1600 – Lourdes

BH Shopping

BR-356, 3049 – Belvedere

Lojas Supermercado Verdemar

  • Rua Fernandes Tourinho, 471 – Funcionários
  • Rua do Ouro, 195 – Serra
  • Rua Vancouver, 40 – Jardim Canadá
  • Rua Guaicuí, 700 – Luxemburgo
  • Rua Viçosa, 572 – São Pedro
  • Rua Turquesa, 721 – Prado
  • Av. Nossa Sra. do Carmo, 1900 – Sion
  • Av. Raja Gabáglia, 3600 – Estoril
  • Av. Prof. Mário Werneck, 1.500 – Buritis
  • Av. Santa Rosa, 846 – Pampulha
  • Av. Tancredo Neves, 2700 – Castelo
  • Av. Cristiano Machado, 2130 – Cidade Nova
Leia Também:  Últimos dias para participar do prêmio de criatividade rural da Emater-MG

Super Nosso

  • Super Nosso Lourdes – Rua Gonçalves 1979 Lourdes
  • Super Nosso Castelo – Av. Heráclito Mourão de Miranda 1700 Castelo
  • Super Nosso Luxemburgo- Av. Guaicui 355 Coração de Jesus
  • Super Nosso Nova Lima Rodovia MG 30 Loja 18 Vale do Sereno Nova lima
  • Super Nosso Planalto- Av. General Olímpio Mourão Filho 717 Planalto
  • Super Nosso Pampulha- Av Portugal 2481 Santa Amélia
  • Super Nosso Cruzeiro- Av. Afonso Pena 3328 Cruzeiro
  • Super Nosso Buritis- Av. Mário Werneck 2641 Buritis
  • Super Nosso  Xua-  Rodovia BR 356 450

Apoio Mineiro

  • Apoio Mineiro Floramar– Av. Cristiano Machado 10.768 Floramar
  • Apoio Mineiro Aarão Reis- R. Waldomiro  Lobo 133 Aarão Reis
  • Apoio Mineiro Silva Lobo – Av. Silva Lobo 900 Nava Suíça
  • Apoio Mineiro Horto- Silviano Brandão 3001 Horto
  • Apoio São Francisco- Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo 17.850 Sumaré

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA