COVID-19

Passos aplica 1.300 doses de vacina em um só dia

Publicados

em

Crédito: Divulgação

Por Valéria Faleiros

Da redação

Na manhã de sábado,  mais 1.300 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas na cidade de Passos através do drive-thru promovido pela Vigilância Epidemiológica Municipal e equipe de Atenção Primária. A vacinação aconteceu no Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos, das 8h às 13h,  e contou com a participação de dezenas de profissionais de saúde da Epidemiologia, Zoonoses, Atenção Primária e acadêmicos.

Nesta etapa, foram atendidos com a  segunda dose da vacina idosos na faixa etária de 70 a 79 anos. O imunizante aplicado foi o Coronavac produzido pelo Instituto Butantan. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos, esta foi a quarta vez que o município realizou o drive-thru com a finalidade de agilizar a imunização,  vacinando um grande número de  pessoas em um único dia.

Os índices alcançados pela vacinação contra a Covid-19 em Passos mostram que a estratégia adotada pela Secretaria Municipal  de Saúde  tem dado certo,  e a cada edição a equipe tem aumentando o número de pessoas imunizadas ao mesmo tempo que diminui o tempo de espera dos idosos na fila da vacinação.

Leia Também:  EX-PREFEITO FALA SOBRE PLANO DE MORADIA POPULAR

O primeiro drive-thru foi realizado no dia 23 de março, na unidade do PSF (Programa de Saúde da Família) do bairro Planalto. Na ocasião, a Vigilância Epidemiológica atingiu um total de 900 idosos vacinados, sendo o tempo de espera  na fila para a  imunização de três horas.

No segundo drive-thru, ocorrido no dia 27 de março, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu alguns ajustes, mudou o local de vacinação para o Parque de Exposições e  garantiu  maior  espaço para o trabalho. Além disso, escalou mais profissionais para atuação, atingindo total de  1.100 idosos vacinados  e  queda no tempo de espera para  40 minutos.

A  terceira edição, realizada no dia 31 de março,  fechou com 1.540 idosos vacinados. Somadas as doses dos quatro eventos promovidos,  Passos chega ao patamar de 4.840 vacinas aplicadas em quatro dias, um  resultado que reforça a ideia de que havendo os imunizantes em questão de semanas a população da cidade seria vacinada.

Delminda Ana de Souza, de 76 anos, foi uma das pessoas que receberam a segunda dose da vacina no drive-thru  deste sábado. Ela foi levada pelo genro até o  parque de exposições e chegou ao local por volta das 12h. Nesse horário,  a fila de carros estava muito pequena, tanto  que após  aproximadamente 15 minutos  Delminda  já estava  vacinada.

Leia Também:  DEPUTADO FEDERAL EMIDINHO MADEIRA PROMOVE ENCONTRO COM INSTITUIÇÕES, PROFISSIONAIS E GESTORES DA SAÚDE

Ela vê na vacina uma oportunidade  de voltar a viajar  para a sua cidade de origem, em Mutum-MG,   e rever os parentes e amigos que não visita desde 2019. Delminda mora com a filha em Passos e entende que mesmo tomando a segunda dose  deverá aguardar que boa parte da população seja imunizada para ter  a segurança necessária  para retomar o convívio social.

Antônio Silvério Rosa, de 72 anos, também recebeu a segunda dose da Coronavac e  foi orientado pelas vacinadoras que deve continuar usando a máscara.  Antônio acredita que ‘se Deus quiser, logo  vamos ficar livres desta pandemia”,  disse cheio de fé e esperança. Para a esposa, Delfina Maria Braz Rosa, a imunização de Antônio traz um pouco de alívio mesmo sabendo que todos devem continuar comprometidos com as medidas preventivas e de segurança: isolamento social, uso de máscara e do álcool gel.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Filipe Carielo tem aprovação de 80% em enquete realizada pelo GMAIS

Publicados

em

O Canal Gmais.Tv publicou uma enquete para avaliar o primeiro quadrimestre da gestão do atual prefeito de Carmo do Rio Claro, Felipe Cariello (PSD) . Ao todo 371 votantes avaliaram a forma com que o prefeito está cuidando da cidade e das pessoas.  De acordo com as normas da plataforma cada dispositivo poderia votar apenas uma vez.

Nesse sentido o canal justifica que a enquete não tem função científica considerando que, uma mesma pessoa pode ter até aparelhos  2 celulares, ou 1 celular e 1 computador. Dessa forma contabiliza-se o número de dispositivos e não de pessoas, porém pode-se ter um norte da avaliação popular em julgamento.

No fechamento da enquete, que ficou no ar por 24 horas no dia 10 de abril de 2021 tivemos a seguinte conclusão.

Dos 371 dispositivos que votaram 58,22% disseram que o mandato de Cariello está Excelente, totalizando 216 votos. 70 votos, ou seja, 18,88% dos participantes avaliaram o gestor como Ótimo e 14 votos disseram que Felipe é bom administrador, ou seja, 3,77% dos participantes.

Leia Também:  DEPUTADO FEDERAL EMIDINHO MADEIRA PROMOVE ENCONTRO COM INSTITUIÇÕES, PROFISSIONAIS E GESTORES DA SAÚDE

Na contramão dessa avaliação estão aqueles que avaliariam Felipe Cariello como Péssimo ou Ruim gestor público. Foram 50 votos , 13,48% e 21 votos , 5,66% respectivamente.

O Gmais já havia avaliado os prefeitos de São José da Barra e Alpinópolis. Navegue em nosso canal e veja muito mais!

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA