Tribunal de Justiça

Desembargador José Marcos Vieira será empossado no Conselho Superior do IAMG

Publicados

em

Not---Criacao-de-cursos-juridicos-no-Brasil.-Des-Jose-Marcos-Vieira3.jpg
O desembargador José Marcos Vieira vai fazer parte do Conselho Superior do IAMG (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O desembargador José Marcos Vieira, da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, foi eleito, por aclamação, para integrar o Conselho Superior do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). A posse está marcada para 15/12, às 19h, dentro das festividades de encerramento do ano de 2022 do IAMG. A cerimônia, no Automóvel Clube de Minas Gerais, no Centro de Belo Horizonte, será presidida pelo diretor do IAMG, Felipe Martins Pinto.

Com mais de 107 anos de atuação, o Instituto dos Advogados de Minas Gerais congrega profissionais das carreiras jurídicas no Estado desde março de 1915. A associação sem fins lucrativos visa ao aprimoramento da ordem jurídica e a permanente efetivação da justiça e da cultura no meio social. Também estará na nova composição do órgão o desembargador Moacyr Lobato.

O Conselho Superior é constituído pelos ex-presidentes do IAMG, membros vitalícios, pelo diretor-presidente e vinte e um associados efetivos, eleitos com os demais membros da Diretoria. Entre suas atribuições estão estabelecer as diretrizes gerais da gestão, opinar previamente sobre proposta de reforma do Estatuto, julgar recursos, a concessão de títulos de associados honorários e de beneméritos e apreciar as contas da Diretoria antes de submetê-las à Assembleia Geral.

Leia Também:  TJMG realiza 643 julgamentos em mutirão do júri

Atualmente, compõem o Conselho Superior do IAMG os seguintes membros: Adrianna Belli Pereira de Souza, Ana Márcia dos Santos Mello, Antonio Augusto Junho Anastasia, Carlos Mário da Silva Velloso, Claudiovir Delfino, Epaminondas Fulgêncio Neto, Fernando Neto Botelho, Fernando Gonzaga Jayme, Flávio Couto Bernardes, Jason Soares de Albergaria Filho, João Alberto de Almeida, José Barcelos de Souza, Lúcia Massara, Luciano Santos Lopes, Marco Antônio Rebelo Romanelli, Nilson Reis Júnior, Paulo Roberto de Gouvêa Medina, Rúsvel Beltrame Rocha, Sergio Antônio de Resende, Valter de Souza Lobato e Wilba Lúcia Maria Bernardes.

José Marcos Rodrigues Vieira é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), formado em 1975, especialista em Direito de Empresa (pós-graduação lato sensu) pela Fundação Dom Cabral (1978) e Doutor em Direito, também pela UFMG, desde 1989.

Com larga atuação no magistério, é docente da Faculdade de Direito da UFMG desde 1994, tendo atuado na Faculdade de Direito Milton Campos, na Faculdade de Ciências Gerenciais da UMA e na Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, inclusive na pós-graduação, e na Escola Superior de Advocacia da OAB-MG.

Tem diversos artigos e livros publicados, numerosas participações em bancas acadêmicas e de concursos públicos, bem como contribuições em conselhos editoriais de revistas especializadas e em seminários e outros eventos, proferindo palestras e conferências. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:

Tribunal de Justiça

Última Missa de 2022 celebra Natal e a Imaculada Conceição

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizou, nesta quarta-feira (7/12), a Missa de Natal e em louvor à Imaculada Conceição. O tema da missa antecipou a comemoração da concepção imaculada de Jesus, no ventre de Maria, celebrada em 8 de dezembro. A concepção da Virgem, poupada do pecado original, é um dos dogmas da Igreja Católica, relembrada por meio do feriado, comemorado em várias capitais do País, entre as quais está Belo Horizonte.

Not---Missa-de-Natal-no-TJMG.7.jpg
A imagem do Menino Jesus foi conduzida até o altar, no início da missa, pelo padre Sérgio Ladeira, da Paróquia Santa Rita de Cássia (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A última missa celebrada no TJMG neste ano reuniu magistrados, entre os quais estavam o superintendente administrativo adjunto, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, além de servidores e a comunidade do entorno do Edifício-Sede. Desta vez, a celebração foi transmitida, em tempo real, pelo canal do TJMG no YouTube.

No início da missa, o padre Sérgio Ladeira, da Paróquia Santa Rita de Cássia, conduziu a imagem do Menino Jesus até o altar. A primeira leitura, extraída do livro de Gênesis, foi feita pelo desembargador Leonardo de Faria Beraldo, da 9ª Câmara Cível do TJMG. O Salmo Responsorial 97 (98) foi cantado por Saray Lacerda, que também executou as demais canções da missa.

Not---Missa-de-Natal-no-TJMG8.jpg
O padre Sérgio Ladeira falou sobre a preparação para o Natal, tempo do advento, da esperança e da expectativa (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A segunda leitura foi feita pelo juiz Narciso Alvarenga Monteiro de Castro, da Vara Cível e da Infância e da Juventude de Belo Horizonte. O magistrado leu trecho do primeiro capítulo da carta de São Paulo aos Efésios. A leitura do Evangelho de Lucas foi feita pelo padre Sérgio Ladeira. No trecho, a Virgem Maria recebe o anúncio, feito por pelo anjo Gabriel, da concepção sobrenatural.

Not---Missa-de-Natal-no-TJMG.6.jpg
A primeira leitura, extraída do livro de Gênesis, foi feita pelo desembargador Leonardo de Faria Beraldo (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Em suas palavras transmitidas aos fiéis, o padre falou sobre a data de celebração da Imaculada Conceição, ocasião de proclamação do dogma que foi declarado de forma solene em 1854, pelo Papa Pio IX. Na época, a Igreja Católica reconheceu oficialmente que a Imaculada Virgem Maria foi concebida sem o pecado original.

Leia Também:  UAILab realiza live sobre linguagem simples e direito visual no Judiciário

O padre falou ainda sobre a preparação para o Natal, tempo do advento, da esperança e da expectativa. “Momento em que somos chamados a rever a nossa história e caminhada; tempo também de nos prepararmos para acolher o Salvador. A manjedoura de hoje é o nosso coração. É lá que o Cristo quer nascer e fazer morada e sentido, ficando próximo de cada um de nós.”

Not---Missa-de-Natal-no-TJMG.5.jpg
A segunda leitura foi feita pelo juiz Narciso Alvarenga Monteiro de Castro (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O padre destacou ainda, do Evangelho lido, o momento do anúncio feito à Virgem Maria, quando o humano e o divino se encontraram. “Maria tinha planos, expectativas e motivações. Mas, de repente, ela recebe o anúncio de que seria a mãe do Salvador. Nessa hora, mesmo com planos e diante do mistério da notícia recebida, ela se abre para o divino, com quem dialoga. Ela acolhe a notícia em seu coração, tenta conhecer qual é a sua missão e deixa o divino fazer parte da sua vida”, descreveu.

Ele lembrou ainda que o anjo avisou a Maria que não era necessário ter medo e que nada era impossível para Deus. “As questões humanas são limitadas ao tempo e ao espaço. Mas o Evangelho trata do divino. Ao anúncio recebido, a Virgem se dispôs, pedindo que a vontade de Deus fosse realizada em sua vida. É o que rezamos no Pai Nosso. Mas nem sempre é isso que está em nosso coração. Muitas vezes, queremos que a nossa vontade humana se realize”, alertou.

Leia Também:  Governador acompanha posse de desembargador do TJMG
Not---Missa-de-Natal-no-TJMG.3.jpg
O padre Sérgio Ladeira lembrou que o Natal é um momento para cada pessoa rever sua história e caminhada (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Para o padre Sérgio Ladeira, o que falta aos homens é essa entrega total. “Depositamos a confiança em nós mesmos e não nos abrimos ao divino, que é quem nos conduz. Cada um deve executar bem a tarefa que receber de Deus. Mas, por mais que façamos bem, devemos nos abrir ao mistério de Deus, procurando conhecer o que o Criador espera e nos pede”, sugeriu.

Por fim, o padre desejou a todos os presentes um Natal abençoado, em que o Cristo nasça em cada coração. “Não há maior presente do que esse”, lembrou.

As preces da comunidade foram lidas pelo desembargador José Eustáquio Lucas Pereira, da 21ª Câmara Cível do TJMG. Foram pedidas orações pelas jovens, pelas mulheres grávidas e por aquelas que estão sofrendo.

Not---Missa-de-Natal-no-TJMG.4.jpg
As preces da comunidade foram lidas pelo desembargador José Eustáquio Lucas Pereira (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A missa foi encerrada com um momento de ação de graças. Ao som da tradicional canção natalina Noite Feliz, os fiéis foram convidados a pensar nos motivos de gratidão e nas vitórias alcançadas ao longo do ano, a despeito das dificuldades. Os participantes também foram convidados a rezar por familiares e por pessoas necessitadas.

Not---Missa-de-Natal-no-TJMG.2.jpg
Durante a missa, os fiéis foram convidados a um momento de gratidão pelas dificuldades superadas ao longo do ano (Crédito: Euler Junior/TJMG)

As missas no TJMG são celebradas, desde outubro de 2020, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, no saguão do edifício-sede. Excepcionalmente, não haverá celebração da missa em janeiro de 2023.

Veja mais fotos desse evento no Flickr do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Brasil e Mundo1 hora atrás

‘Não farei articulação política’, afirma futuro ministro da Casa Civil

ENTRETENIMENTO2 horas atrás

Larissa Manoela e André Luiz revelam planos de casamento: “É um desejo nosso!”

Brasil e Mundo3 horas atrás

Rui Costa diz que buscará o retorno dos investimentos no Brasil

ENTRETENIMENTO3 horas atrás

Isis Valverde faz vídeo tirando a roupa e enlouquece seguidores: “Goxxxxxtosa!

Brasil e Mundo5 horas atrás

Com Dino na Justiça, Ana Paula Lobato assumirá vaga no Senado

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

Minas Gerais8 horas atrás

Epamig treina equipe de campo e investe em protocolo de práticas unificado para unidades produtoras de gado

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) deu início a uma série de treinamentos com o intuito de...

Minas Gerais10 horas atrás

Orquestra Jovem das Gerais apresenta cantata de Natal no Palácio da Liberdade

OJG / Divulgação A Orquestra Jovem das Gerais (OJG) vai apresentar no domingo (11/12), às 18h, a Cantata de Natal,...

Minas Gerais11 horas atrás

Maternidade Odete Valadares é reconhecida por trabalho com bebês prematuros

Karina Maria dos Santos da Costa Ferreira – Arquivo pessoal Referência estadual em gestação de alto risco, a Maternidade Odete...

POLÍCIA

Polícia12 horas atrás

Ação conjunta prende suspeito por estupro de vulnerável em Rio Preto

Divulgação/PCMG Na quarta-feira (7/12), uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a Polícia Civil do Estado...

Polícia12 horas atrás

PCMG recupera carga roubada de uma transportadora em Betim

Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na quinta-feira (8/12), realizou uma operação policial de combate ao roubo de...

Polícia1 dia atrás

Suspeito de cometer tentativa de latrocínio é preso pela PCMG

Divulgação/PCMG Na quarta-feira (7/12), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandado de busca e apreensão e prisão temporária...

ENTRETENIMENTO

ENTRETENIMENTO2 horas atrás

Larissa Manoela e André Luiz revelam planos de casamento: “É um desejo nosso!”

Em um bate-papo com o Gshow, Larissa Manoela e André Luiz Frambach falaram um pouco sobre os boatos de noivado. O casal assumiu o...

ENTRETENIMENTO3 horas atrás

Isis Valverde faz vídeo tirando a roupa e enlouquece seguidores: “Goxxxxxtosa!

A atriz global e influenciadora digital Isis Valverde, voltou a exibir suas belas curvas em um ensaio inédito publicado em...

ENTRETENIMENTO9 horas atrás

Lumena Aleluia provoca com blusa molhada e biquíni na cor da seleção: “Vamos Brasil!”

Lumena Aleluia, conhecida por sua participação no “Big Brother Brasil“, mostrou que está em clima de Copa do Mundono dia...

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • Rural3 dias atrás

    Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada até 17 de dezembro

  • ENTRETENIMENTO1 dia atrás

    Gabi Martins transforma abadá em look ousadíssimo e arrasa: “Farofa da Gkay”

  • ENTRETENIMENTO6 dias atrás

    Kerline Cardoso se inspira nas cores da seleção e arrasa em praia: “Fio ousado!”

  • ENTRETENIMENTO7 dias atrás

    Stairs Filmes estreia ‘O Sonho de Dandara’

  • Minas Gerais4 dias atrás

    XIII Semana de Direitos Humanos começa com exposição fotográfica e roda de conversa

  • ENTRETENIMENTO5 dias atrás

    Após descobrir que mãe está internada e sair de A Fazenda Deolane Bezerra: “Paz!”

  • ENTRETENIMENTO4 dias atrás

    Simaria usa toda sua sensualidade e posa como veio ao mundo: “Mulher inspiradora!”

  • Brasil e Mundo5 dias atrás

    Ferimento na perna de Bolsonaro é exposto pelo filho; veja a foto