Tribunal de Justiça

Comarcas de Caratinga e Carmo do Paranaíba realizam casamentos comunitários

Publicados

em

Not---Conversao-de-uniao-esavel-em-casamento-Carmo-do-Paranaiba4.jpg
Muitos casais mantinham união estável há vários anos e a iniciativa do TJMG possibilitou o casamento (Crédito: Divulgação)

Sandra Firmino e Tássio Ítalo vivem juntos há mais de 12 anos, mas nunca tiveram a oportunidade de se casarem oficialmente. Da convivência entre os dois vieram os filhos, o que fortaleceu ainda mais a vida do casal. O sonho de converter a união estável em casamento esbarrava principalmente em fatores financeiros, o que pôde ser superado na semana passada, quando eles tiveram a oportunidade de assinar os papéis e oficializar o casamento.

O sonho, não apenas de Sandra e Tássio, como de outros 39 casais, só foi possível graças a uma iniciativa da comarca de Caratinga, Região do Vale do Rio Doce. Todos se casaram oficialmente no ultimo dia 27, em cerimônia promovida pelo juiz Anderson Fábio Nogueira Alves, titular da 3ª Vara Civil da Comarca de Caratinga e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

E, nesta sexta-feira (4/11), outros 14 casais se casaram por meio da mesma iniciativa, desta vez na cidade de Ubaporanga, que pertence à comarca de Caratinga.

O projeto de conversão de uniões estáveis em casamentos faz parte de várias comarcas mineiras, entre elas a comarca de Carmo do Paranaíba, Região do Triângulo Mineiro, que no último dia 1/11 promoveu o casamento de 30 casais que também viviam em união estável.

Not---Conversao-de-uniao-esavel-em-casamento-Carmo-do-Paranaiba.jpg
Os responsáveis pelos eventos contaram com o apoio da iniciativa privada para viabilizar o bolo e a decoração da festa (Crédito: Divulgação)

Mobilização

Segundo o juiz Anderson Alves, seguindo o exemplo de outras comarcas mineiras, a comarca de Caratinga se mobilizou em busca de empresas parcerias que pudessem doar toda a estrutura necessária para que os casamentos fossem viabilizados. Após intensa divulgação do projeto por meio de rádios, jornais e redes sociais, vários casais se inscreveram para a conversão em casamentos, de uniões estáveis que já duravam mais de 40 anos.

Leia Também:  TJMG participa da fiscalização das urnas eletrônicas no segundo turno das eleições

“Fizemos a cerimônia na semana passada com 40 casais que realizaram um sonho, com festa, vestidos de noiva alugados, maquiagem, decoração, fotografia, filmagem e tudo que faz parte de um casamento”, contou o juiz Anderson Fábio Nogueira Alves. “Focamos nosso trabalho em busca de parcerias com a Prefeitura de Caratinga e com entidades privadas que nos ajudaram na realização de muitos sonhos”, acrescentou.

Not---casamento-comunitario-Comarca-Caratinga1.jpg
Na comarca de Caratinga, 40 casais fizeram inscrições para converter a união estável em casamento ( Crédito : Divulgação )

De acordo com o magistrado, alguns casais já conviviam há mais de 40 anos e puderam finalmente realizar o sonho do casamento. “A conversão da união estável em casamento é muito importante perante a lei. Muitos planos de saúde, por exemplo, não aceitam estender os benefícios para companheiros ou companheiras em união estável. Tais empresas aceitam apenas casais realmente casados”, disse o juiz, que já atuou nas comarcas de Jacinto e Pirapora.

Atualmente, além de coordenar o Cejusc, Anderson Alves também é titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Caratinga. Em dezembro, outros seis casais que vivem em Santa Rita de Minas, também pertencente à comarca, já se inscreveram para outros casamentos. Todo o processo é realizado gratuitamente.

Alegria

Sandra Firmino não escondeu a emoção com a chegada do casamento. “A gente já estava junto há tanto tempo, tivemos nossos filhos, só faltava mesmo o casamento e graças a essa oportunidade, conseguimos realizar esse sonho. Acho que este casamento comunitário poderia acontecer mais vezes, para que mais casais tenham essa oportunidade, pois muitos querem casar e não têm condições”, afirmou.

Leia Também:  Governo de Minas inaugura Unidade de Prevenção à Criminalidade no Alto Paranaíba com atuação do programa Selo Prevenção
Not---casamento-comunitario-Comarca-Caratinga.jpg
A iniciativa dos casamentos em Caratinga foi do juiz Anderson Alves (de terno azul), coordenador do Cejusc na comarca ( Crédito : Divulgação )

Andreíza Jesabel e Márcio Gustavo estão juntos há cinco anos e têm três filhos. Eles comemoraram a participação no casamento coletivo em Caratinga. “É muito gratificante selar essa união. Gratidão a toda equipe do Cejusc, a Deus e a todos que estão fazendo parte desse momento com a gente. É um misto de sentimentos, inexplicável, muita felicidade”, disse Andreíza.

Carmo do Paranaíba

Na comarca de Carmo do Paranaíba, Região do Triângulo Mineiro, 30 casais que viviam em união estável realizaram o sonho do casamento no último dia 1º. Com a ajuda de entidades públicas como a Prefeitura e Câmara Municipal, e de entidades privadas, o juiz coordenador do Cejusc, Denes Marcos Vieira, conseguiu divulgar o projeto em rádios, jornais e nas redes sociais da cidade.

Not---Conversao-de-uniao-esavel-em-casamento-Carmo-do-Paranaiba3.jpg
O juiz Denes Marcos Vieira foi o responsável pelo mutirão que possibilitou o casamento de 30 casais em Carmo do Paranaíba ( Crédito : Divulgação )

Ao todo, 30 casais se habilitaram para os casamentos que foram realizados por meio de audiências no Cejusc. A solenidade do casamento coletivo ocorreu no salão nobre do principal clube social da cidade, com vestidos para as noivas, maquiagem, serviço de fotografia e filmagem, decoração do local, espumantes para os casais e doces para os convidados.

“O projeto possibilita estreitar os laços do Poder Judiciário com a população local e beneficia a instituição familiar, trazendo segurança jurídica às famílias envolvidas e ampliando a sensação de reconhecimento e pertencimento perante a sociedade”, disse o juiz Denes Marcos Vieira.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:

Tribunal de Justiça

TJMG conclui contratação de banco para operar folha de pagamento

Publicados

em

Not---diretoria-do-banco-Itau.jpg
O presidente do TJMG, José Arthur Filho (5º da esq. para dir.), Eduardo Codo, da Dirfin (3º da esq. para dir.) e diretores do Banco Itaú ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais concluiu o processo de licitação visando a contratação de instituição financeira especializada para operar os serviços de processamento e gerenciamento de créditos da folha de pagamento de magistrados, servidores, proventos de aposentadoria, pensões e dos demais colaboradores do Poder Judiciário Mineiro.

A sessão pública foi realizada na data de 3/11/2022 e o processo foi conduzido, de forma exitosa, pela equipe técnica da Diretoria Executiva da Gestão de Bens e Patrimônio – Dirsep, oportunidade em que sagrou-se vencedor o Banco Itaú Unibanco, instituição financeira que será a responsável pela gestão e a prestação de tais serviços por mais cinco anos.

A cessão onerosa de folha de pagamento se constitui em importante fonte de receita para o Tribunal de Justiça, na medida em que movimenta um expressivo volume de recursos, requerendo eficiência e eficácia nas operações financeiras e pagamento.

Os trabalhos de valoração do negócio, de elaboração de termo de referência e dos cálculos financeiros pertinentes foram conduzidos pela Diretoria de Finanças do TJMG, que adotou, de forma inédita, conceitos modernos de precificação de ativos, o que, de maneira inequívoca, foi decisivo para os resultados alcançados.

Leia Também:  Corregedor Geral de Justiça visita comarcas no Norte de Minas

Prova disso é que a proposta vencedora foi superior em mais de 32% (trinta e dois por cento) ao preço médio praticado nas contratações da espécie, apurados no mercado nacional nos últimos meses.

Tal resultado vem coroar as boas e modernas práticas de gestão produzidas pela Administração do Tribunal de Justiça, sempre pautada para o interesse maior do cidadão mineiro.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Saúde17 minutos atrás

Vírus impulsiona síndromes respiratórias em crianças de até 4 anos

ENTRETENIMENTO47 minutos atrás

Aline Campos relembra tbt de dia de sol encantador: “está ainda mais linda!”

Tribunal de Justiça2 horas atrás

TJMG conclui contratação de banco para operar folha de pagamento

Polícia2 horas atrás

Dia do Escrivão

ESPORTES2 horas atrás

Seleção Brasileira sub-17 vence o Chile em segundo amistoso no Maranhão

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

Polícia2 horas atrás

Dia do Escrivão

Divulgação/PCMG A PCMG agradece aos escrivães de polícia os grandes serviços prestados à instituição e aos cidadãos mineiros. Fonte: Polícia...

Polícia3 horas atrás

PCMG prende foragido da Justiça do Ceará em Governador Valadares

Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nessa quinta-feira (3/11), cumpriu, no bairro Vila Isa, em Governador Valadares, região...

Polícia3 horas atrás

PCMG conclui investigação sobre injúria e difamação em rede social

Divulgação/PCMG Em Abre Campo, na Zona da Mata, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu as investigações referentes aos...

ENTRETENIMENTO

ENTRETENIMENTO47 minutos atrás

Aline Campos relembra tbt de dia de sol encantador: “está ainda mais linda!”

A ex-dançarina do Fastão, Aline Campos, esquentou o clima e deixou o frio de lado nesta quinta-feira (03), ao compartilhar...

ENTRETENIMENTO3 horas atrás

Flayslane, surge exibindo curvas em selfie e quase deixa escapara ‘comissão’: “Perfeita!”

A ex-BBB, Flayslane, encantou o público de seu Instagram nesta quinta-feira (03), ao publicar duas novas selfies apaixonantes em que...

ENTRETENIMENTO5 horas atrás

Jojo Todynho exibe vídeo assinando divórcio e recebe apoio do: “Decepcionada!”

A cantora Jojo Todynho compartilhou um momento importantíssimo de sua vida pessoal com os seguidores do Instagram. Na noite desta...

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • Política5 dias atrás

    Bolsonaro amplia votação em Alpinópolis, mas Lula é eleito presidente da República

  • TECNOLOGIA7 dias atrás

    Mercado de celulares tem pior queda desde 2014, mas Apple vendeu mais

  • ENTRETENIMENTO5 dias atrás

    Mulher Melão comemora vitória de time tirando calcinha para fãs: “Ela deu sorte!”

  • Minas Gerais6 dias atrás

    Previsão do tempo para Minas Gerais neste sábado, 29 de outubro

  • ALPINÓPOLIS E REGIÃO1 dia atrás

    Alex Mochila propõe extinção de cargos de confiança da Câmara

  • Minas Gerais3 dias atrás

    Inscrições abertas para mestrado gratuito em administração pública

  • ENTRETENIMENTO4 dias atrás

    Irmã do Neymar surge deslumbrante na web e beleza encanta internautas: “Bela!”

  • ENTRETENIMENTO6 dias atrás

    Flha de Virginia Fonseca faz publi após uma semana de vida: “já fazendo seus milhões!”