conecte-se conosco


Minas Gerais

Triângulo Mineiro terá o primeiro Centro de Atenção Biopsicossocial do interior do estado

Publicados

em


Zelar pelo bem-estar e saúde dos trabalhadores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) é a missão do futuro Centro de Atenção Biopsicossocial, que está sendo construído no bairro Umuarama, em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro. Ele será o primeiro a funcionar em um município do interior do estado, e faz parte de uma estratégia de expansão da estrutura de atenção à saúde do servidor. Em outubro de 2021, o Centro de Atenção da capital começou a funcionar.

As obras, iniciadas em dezembro de 2021, têm prazo de término para o primeiro semestre deste ano e consistem em uma grande reforma de um imóvel já existente. A previsão de gastos é de R$ 300 mil, contando acréscimos e aditivos de itens no decorrer do projeto. No momento, dois presos do regime semiaberto, que cumprem prisão domiciliar, trabalham na reforma, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  A empresa de engenharia contratada é responsável pela remuneração de 3/4 do salário mínimo, transporte, alimentação e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Leia Também:  Coletiva do técnico Mano após jogo contra o Tupynambás

O Centro de Atenção Biopsicossocial de Uberlândia contará com o trabalho de dois assistentes sociais, dois enfermeiros, três psicólogos e um assistente executivo, para cuidar da parte administrativa. A equipe deve fazer cerca de 420 atendimentos mensais a policiais penais, agentes socioeducativos e demais servidores da Sejusp. O prédio tem 302,98 m², e dispõe de seis salas de atendimento, uma sala multiuso, uma sala de uso administrativo, dois banheiros e uma copa.

Para a diretora de Atenção à Saúde do Servidor, Vilene Eulálio de Magalhães, o local e os serviços representam um grande avanço do ponto de vista de política pública focada na saúde do servidor. “Há muito tempo os servidores vêm clamando por uma maior atenção à saúde, e esse é um passo muito grande nesse sentido. Temos ainda uma perspectiva de ampliação”, revela a diretora.

O imóvel no qual funcionará o Centro de Atenção foi repassado para a Sejusp pela Polícia Militar, que já não usava todo o espaço. A PM tem uma antena de comunicação funcionando na área, e irá permanecer com ela. A instituição entende que manter a ocupação do imóvel reforça a segurança local.

Leia Também:  Estado distribui mais 1,3 milhão de testes rápidos de covid-19

COMENTE ABAIXO:

Minas Gerais

Governador prestigia posse do novo presidente do TJMG

Publicados

em

O governador Romeu Zema participou da posse do novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, que assume o cargo para o biênio 2022-2024. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (1/7), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Zema celebrou sua primeira participação presencial em uma posse da presidência do órgão, já que, durante a cerimônia de 2020, ele só pôde fazê-lo por videoconferência, em função da pandemia. “Fico muito satisfeito de o Tribunal mais uma vez ter feito um processo transparente, liso, e ter nomeado alguém com tanta capacidade”, disse, ao dar boas vindas ao magistrado no comando da Casa.

O governador comentou sobre o respeito mútuo que que manteve com os dois presidentes anteriores do TJMG, contemporâneos de sua gestão à frente do estado. “Somos um governo transparente, que preza por um bom relacionamento, e tenho certeza que vamos aprimorar o que já era bom”, afirmou.

O novo presidente do TJMG foi empossado pelo antecessor, desembargador Gilson Soares Lemes, que ocupava o cargo desde 2020. Ao transmitir a presidência, Gilson Soares Lemes fez um balanço das conquistas desses dois anos à frente do cargo. “Nesse biênio, muitas sementes foram plantadas e  os frutos estão agora sendo colhidos”, afirmou, ao citar avanços em áreas como tecnologia, infância e juventude, sustentabilidade e combate à violência contra a mulher.

Leia Também:  Estado entrega mais de 1 milhão de vacinas contra covid para idosos

Ele salientou o trabalho de conciliação do Tribunal para a resolução de conflitos, em especial referência ao papel desempenhado após o rompimento da barragem de Brumadinho. “Destaco o acordo de proporções históricas e de repercussão mundial, no valor de quase R$38 bilhões, celebrado entre a mineradora Vale, o estado de Minas e as instituições públicas, um entendimento que encerrou uma batalha jurídica que poderia se estender por mais de duas décadas”, disse, citando ainda o programa Destrava Minas, responsável por desemperrar obras públicas que não tiveram andamento em razão de entraves jurídicos, por meio de um comitê interinstitucional, com a Advocacia Geral do Estado (AGE) representando o Governo de Minas Gerais.

José Arthur Filho se formou em Direito no ano de 1984, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele já havia ocupado cargos na Diretoria da Associação dos Advogados de Minas Gerais,foi diretor jurídico do Banco de Crédito Real, consultor jurídico do Instituto Mineiro de Assistência aos Municípios (Imam) e também atuou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

O novo encarregado pela direção do colegiado de magistrados enfatizou o papel do Judiciário na proteção de uma sociedade livre, justa, fraterna e solidária, obedecendo preceitos da Constituição Federal de 1988, e reverberou a importância de manutenção do diálogo entre instituições. “Manteremos uma relação harmoniosa e o equilíbrio entre os Poderes, seguiremos em defesa de garantias e independência e autonomia do Judiciário, vamos fortalecer o permanente diálogo com advogados, procuradores do Estado, Ministério Público e membros da Defensoria Pública com o objetivo comum de defesa da ordem jurídica e do estado democrático”, assinalou.

Leia Também:  Em três anos, Governo de Minas realizou 114,6 mil fiscalizações ambientais em todo o estado

Ele chegou ao tribunal ao assumir uma cadeira como desembargador do TJMG em 2014 e, antes de chegar à presidência do tribunal, havia sido superintendente adjunto administrativo da Casa, onde também exerceu as funções de superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio, além de membro da Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças.

Também tomaram posse na cerimônia os demais integrantes da Alta Direção da Corte: desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa  (primeiro vice-presidente), desembargador Renato Luís Dresch segundo (vice-presidente), desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta (terceira vice-presidente), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior (corregedor-geral de Justiça) e Yeda Monteiro Athias (vice-corregedora-geral de Justiça).

O Legislativo mineiro também esteve na solenidade, com a presença do presidente do  Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus. A mesa de honra foi composta ainda pelo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e pela presidente da Câmara Municipal de BH, Nely Aquino, além do senador Alexandre Silveira e do deputado federal Olavo Bilac.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA