Rural

Muitas conquistas no campo são alcançadas com o auxílio da Contribuição Sindical Rural

Publicados

em


A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a categoria rural, e é através dela que os Sindicatos Rurais e a Federação da Agricultura conseguem defender os interesses do campo e promover capacitações e oportunidades para produtores rurais e suas famílias.

A contribuição é facultativa e pode ser realizada até o dia 22 de maio, para pessoa física e pessoa jurídica.

Através da CSR, o Sistema CNA, FAES e Sindicatos Rurais atua com ações voltadas para o campo. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), Júlio Rocha, destaca o trabalho incansável dos produtores e também a atenção que a Federação mantém com os trabalhadores do campo para que sejam devidamente informados sobre a doença e orientados para a prevenção.

“Desde o início da pandemia o agronegócio não parou e nem pode, pois a população precisa se alimentar e o produtor precisa garantir sua renda. Tomamos todas as precauções necessárias e continuamos produzindo. Estamos acompanhando a evolução da doença e aplicando todas as medidas cautelares para garantir a segurança alimentar e de saúde, tanto dos produtores rurais como da população consumidora”, revelou Júlio.

Em 2020, muitas conquistas foram alcançadas e pleitos defendidos, mesmo mediante a um cenário tão desafiador como o de pandemia do coronavírus, que ainda está sendo enfrentado.

Uma importante ação de prevenção à Covid-19 foi a Feira Segura, que tem como principais objetivos valorizar o produtor rural e conscientizar a população rural e urbana da necessidade de se proteger para evitar a contaminação com o coronavírus. Foram realizadas 16 feiras seguras, em 15 municípios do Espírito Santo.

Leia Também:  Referência dentro e fora de campo, Alan Ruchel é apresentado ao elenco do Cruzeiro

Foram entregues aos produtores rurais capixabas 7 mil kits de prevenção a Covid-19. O material foi distribuído através dos Sindicatos Rurais dos municípios. Cada kit possuía 2 máscaras de proteção, álcool em gel e panfleto informativo sobre a doença. Uma forma de garantir a atividade agropecuária de forma segura.

A Federação da Agricultura capixaba também participou da construção da Cartilha Colheita do Café, criada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), contendo informações primordiais para preservar a vida dos trabalhadores e das famílias rurais do estado durante a colheita do café. O material foi amplamente divulgado no setor cafeeiro.

Importantes articulações também ocorreram em 2020. Após fortes chuvas do mês de janeiro, a FAES enviou ofício ao Governo do Estado solicitando a criação de linha de crédito especial e a prorrogação de dívidas dos produtores rurais atingidos pela chuva devastadora que atingiu os municípios do Sul do estado, no período.

Com o Banco do Brasil, a prorrogação foi positiva. O banco estendeu o prazo das operações, de forma a permitir que o produtor rural tivesse melhores condições de retomar a normalidade de seus negócios.

Ainda aos produtores atingidos pelas chuvas, foi disponibilizada Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), ofertada pelo Senar-ES, para ajudar cerca de mil produtores a recuperarem suas propriedades.

A Faes defendeu o pedido de apoio que a CNA encaminhou a ministra Tereza Cristina, com propostas voltadas para a prorrogação de dívidas, acesso ao crédito rural, tributação, exportação e seguros para os pequenos produtores rurais, em razão da pandemia do coronavírus.

Leia Também:  BOI/CEPEA: Arroba chega à casa dos R$ 270 e atinge novo recorde diário

Por meio do setor jurídico da Federação, entre agosto e setembro de 2020, foram realizados 161 atendimentos para a Declaração do Imposto Territorial Rural. Também foram oferecidas orientações jurídicas aos produtores rurais (os de base ou não) e profissionais que atuam na área rural (advogados, contadores, servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal) via telefone (em sua grande maioria) e e-mail sobre contratos, eleições sindicais, aposentadoria rural, crédito rural, DAP, guias da CSR, informações sobre cadastro e atualização junto ao INCRA e RFB, etc.

Sobre a Reforma Tributária, a Federação se articulou fortemente defendendo a simplificação sem onerar a cadeia produtiva.

A Federação também defendeu a garantia da manutenção dos Convênios ICMS/52 e 100, para que os produtores não percam os incentivos de impostos a rações, herbicidas, semente, máquinas, dentre outros insumos e equipamentos necessários ao agronegócio.

Contribuição Sindical Rural

Para realizar a contribuição, a CNA envia ao produtor rural uma guia bancária, já preenchida, com o valor da CSR. Caso ele não receba, a segunda via do boleto também pode ser emitida pela equipe da Federação da Agricultura, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (27) 3185-9209.

A Contribuição Sindical Rural existe desde 1943 e é paga pelos produtores rurais, pessoa física ou jurídica, nos termos do Decreto-Lei n°. 1.166, de 15 de abril de 1971.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:

Rural

CITROS/CEPEA: Preços da lima ácida tahiti recuam com força

Publicados

em


Cepea, 07/05/2021 – Após registrarem recordes nominais em fevereiro e março deste ano, as cotações da lima ácida tahiti recuaram mais de 30% em abril. Segundo pesquisadores do Cepea, a baixa esteve atrelada à oferta acima do esperado e às demandas interna e externa enfraquecidas. Em maio, pesquisadores do Cepea indicam que a previsão é de que a oferta da fruta diminua frente ao mês anterior, principalmente a partir da segunda quinzena, o que pode dar sustentação aos valores da fruta. Fonte: www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: CEPEA

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Maia volta a defender ampliação do auxílio de R$ 600: "Não vai quebrar o País"
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

Minas Gerais4 meses atrás

Governo de Minas recebe mais um lote de seringas agulhadas para vacinação contra a covid-19

Relacionadas  Galeria Governo de Minas recebe mais um lote de seringas agulhadas para vacinação contra a covid-19 O Governo...

Minas Gerais4 meses atrás

Policiais penais impedem entrada de materiais ilícitos em Ceresp de Governador Valadares

Sejusp / Divulgação Policiais penais do Centro de Remanejamento Provisório (Ceresp) de Governador Valadares I, na região do Rio Doce,...

Minas Gerais4 meses atrás

Plantão Digital está ativo em 23 unidades da PC

Mais rapidez nos procedimentos e ausência de deslocamentos de policiais, vítimas e testemunhas em ocorrências para outra cidade. Essa é...

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • Rural7 dias atrás

    Agropecuária tem maior geração de emprego no 1º trimestre desde 2007

  • Rural7 dias atrás

    Atualização de rebanho começa dia 1º de maio

  • Mais Saúde7 dias atrás

    APAE VAI RECEBER 250 MIL REAIS MINISTÉRIO DA CIDADANIA

  • ESPORTES7 dias atrás

    Kevin Malthus renova contrato com o Santos até março de 2026

  • Rural6 dias atrás

    CNA Jovem promove interação com grandes líderes no primeiro dia do encontro

  • Rural4 dias atrás

    Senar lança aplicativo para acesso a mais de 170 cartilhas digitais do meio rural

  • ESPORTES7 dias atrás

    Pelo Campeonato Paranaense Operário vence o Londrina

  • ESPORTES7 dias atrás

    São Paulo conquista a oitava vitória consecutiva após vitória em partida pela Libertadores