Tribunal de Justiça

Palestras sobre tecnologia e gestão encerram Seminário InovAção no TJMG

Publicados

em

Temas acerca de inovação, tecnologia, gestão e desenvolvimento de pessoas marcaram o segundo e último dia do Seminário InovAção, nesta sexta-feira (4/11), no auditório do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. 

Not---Seminario-Inovacao-EJEF_13.jpg
Seminário foi finalizado nesta sexta-feira (4/11) (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Iniciada na quinta (3/11), a ação educacional, que foi realizada pela Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab/TJMG), em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e o programa Judiciário Exponencial, teve como objetivo a capacitação dos participantes para que sejam capazes de reconhecer conceitos, técnicas e métodos da inovação, tornando-se agentes de inovação no ambiente de trabalho. 

No encerramento do evento, magistrados, servidores, estagiários e colaboradores do TJMG, além do público externo, participaram de quatro palestras ministradas de forma presencial e on-line. As apresentações foram transmitidas pelo canal da Ejef no Youtube. 

Gestão e desenvolvimento de pessoas

Not---Seminario-Inovacao-EJEF_1.jpg
Cristiane Costa falou sobre gestão e desenvolvimento de pessoas (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O papel do Business Partner, conhecido como parceiro de negócios, foi abordado durante palestra ministrada pela empresária e especialista em gestão de pessoas, Cristiane Costa. A apresentação, que abriu o evento nesta sexta-feira (4/11), tratou sobre a importância do papel do gestor como líder e uma nova estratégia no modo como tratar pessoas, especialmente no ambiente corporativo. 

“O papel do business partner é muito estratégico. Ele tem que mediar relações e ser um facilitador de processos, desenvolvendo o líder, que desenvolve o time. E lidar com pessoas não é fácil, mas também não é complexo. Há técnicas e a liderança é aprendida”, disse a palestrante. 

A especialista também tratou sobre como é necessário elevar a performance da equipe para que resultados diferenciados sejam conquistados. “Hoje, as pessoas se conectam pelo propósito, então o propósito é fundamental. E, afinal, é tudo sobre pessoas. Nada substitui o contato humano”, afirmou. 

Blockchain, criptomoedas e smart contracts 

Leia Também:  Assistente virtual da OGE/MG é referência em inovação no setor público

O juiz do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e membro da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira, destacou, na palestra “Blockchain, criptomoedas e smart contracts no âmbito do Poder Judiciário”, as práticas boas e ruins que ainda são realizadas no Judiciário e que não acompanham o avanço tecnológico. 

Not---Seminario-Inovacao-EJEF_5.jpg
Palestrante abordou propostas sobre como aplicar e aperfeiçoar demandas que dependem de inovação e tecnologia (Crédito: Euler Junior/TJMG )

O palestrante também abordou propostas sobre como aplicar e aperfeiçoar demandas que dependem de inovação e tecnologia, deixando claro o conceito do blockchain, um sistema de dados que permite o compartilhamento transparente de informações, e a necessidade de entender a importância das criptomoedas, assim como smart contracts. 

“O blockchain preza pela transparência, imutabilidade, e tem segurança. Já a criptomoeda nada mais é que uma moeda, mas digital. E temos que acabar com a ideia de que ela é só fraude ou pirâmide”, disse, afirmando que é preciso que o Judiciário não fique “imune” aos assuntos, citando os “prints” como exemplo. 

“O print só é validado se armazenado na blockchain. Ao contrário, é frágil como prova por não comprovar o tempo de postagem, nem quantos acessos, necessitando uma complementação de outras provas. Hoje em dia, inclusive, há aplicativos que fabricam prints falsos”, avaliou. 

Os smart contracts, considerados contratos inteligentes e digitais, também foram abordados pelo magistrado. Com exemplos de uso, como varejo on-line e mercados imobiliários, o palestrante considerou que alguns tribunais já têm reconhecido a questão. 

Inovação

Not---Seminario-Inovacao-EJEF_11.jpg
Terceira apresentação falou sobre como aplicar inovação aberta em órgãos públicos (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O terceiro tema do dia tratou sobre a forma de aplicar a inovação aberta em órgãos públicos. O assunto foi discutido pelo diretor de Soluções em Tecnologia da Informação na Empresa Municipal de Informática (Emprel) de Recife, Breno Alencar Gonçalves. 

“Organizações públicas precisam inovar para não perderem sua função social. E essa inovação precisa ser para e com o cidadão, lembrando que o coletivo é mais eficiente que o individual”, afirmou. “Esses coletivos vão fazer com que os projetos de fato se tornem reais. A inovação precisa ser autossustentável”, finalizou. 

Leia Também:  Copasa e WRI Brasil iniciam estudo sobre bacias do Alto Velhas e Rio Manso

Metaverso

O tema “O Judiciário e o Metaverso” foi abordado pelo juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná e diretor do Fórum Trabalhista da cidade, Carlos Antônio Chagas Júnior. O magistrado considerou que a transformação digital no Judiciário é “inevitável” e mostrou como a tecnologia do metaverso é utilizada no município. 

Not---Seminario-Inovacao-EJEF_14.jpg
Última palestra foi realizada de forma virtual (Crédito: Euler Junior/TJMG)

“Hoje temos oportunidade, com o avanço tecnológico, de fazer coisas na nossa própria casa de maneira eficiente e rápida. E o Poder Judiciário não pode se afastar disso. A transformação digital está aí e precisamos de soluções práticas e efetivas que irão modificar a vida do ser humano”, disse. “Em muito pouco tempo, os usuários do sistema de Justiça vão querer coisas mais avançadas”, afirmou. 

UAILab e encerramento

Informações sobre a Unidade Avançada de Inovação em Laboratório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais também foram apresentadas pela gerente do UAILab, Priscila Pereira de Souza, e pelo coordenador do projeto e juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Martins Faria, que ficaram, ainda, por conta do encerramento da Semana InovaAção. 

“A expectativa é que o metaverso seja a nova internet, a internet 3.0. Então, é uma antecipação de uma transformação que a sociedade vai viver. Se hoje todos nós dependemos da internet para nos relacionarmos, esse ambiente vai ser transportado para o metaverso. Essa é a expectativa. E quando esse fenômeno social ocorrer, o Judiciário estará mais preparado”, disse o juiz auxiliar da Presidência.

Not---Seminario-Inovacao-EJEF_7.jpg
Juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Martins Faria (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:

Tribunal de Justiça

TJMG conclui contratação de banco para operar folha de pagamento

Publicados

em

Not---diretoria-do-banco-Itau.jpg
O presidente do TJMG, José Arthur Filho (5º da esq. para dir.), Eduardo Codo, da Dirfin (3º da esq. para dir.) e diretores do Banco Itaú ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais concluiu o processo de licitação visando a contratação de instituição financeira especializada para operar os serviços de processamento e gerenciamento de créditos da folha de pagamento de magistrados, servidores, proventos de aposentadoria, pensões e dos demais colaboradores do Poder Judiciário Mineiro.

A sessão pública foi realizada na data de 3/11/2022 e o processo foi conduzido, de forma exitosa, pela equipe técnica da Diretoria Executiva da Gestão de Bens e Patrimônio – Dirsep, oportunidade em que sagrou-se vencedor o Banco Itaú Unibanco, instituição financeira que será a responsável pela gestão e a prestação de tais serviços por mais cinco anos.

A cessão onerosa de folha de pagamento se constitui em importante fonte de receita para o Tribunal de Justiça, na medida em que movimenta um expressivo volume de recursos, requerendo eficiência e eficácia nas operações financeiras e pagamento.

Os trabalhos de valoração do negócio, de elaboração de termo de referência e dos cálculos financeiros pertinentes foram conduzidos pela Diretoria de Finanças do TJMG, que adotou, de forma inédita, conceitos modernos de precificação de ativos, o que, de maneira inequívoca, foi decisivo para os resultados alcançados.

Leia Também:  Termo de cooperação para virtualização dos processos do TJMG é renovado

Prova disso é que a proposta vencedora foi superior em mais de 32% (trinta e dois por cento) ao preço médio praticado nas contratações da espécie, apurados no mercado nacional nos últimos meses.

Tal resultado vem coroar as boas e modernas práticas de gestão produzidas pela Administração do Tribunal de Justiça, sempre pautada para o interesse maior do cidadão mineiro.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Saúde17 minutos atrás

Vírus impulsiona síndromes respiratórias em crianças de até 4 anos

ENTRETENIMENTO47 minutos atrás

Aline Campos relembra tbt de dia de sol encantador: “está ainda mais linda!”

Tribunal de Justiça2 horas atrás

TJMG conclui contratação de banco para operar folha de pagamento

Polícia2 horas atrás

Dia do Escrivão

ESPORTES2 horas atrás

Seleção Brasileira sub-17 vence o Chile em segundo amistoso no Maranhão

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

Polícia2 horas atrás

Dia do Escrivão

Divulgação/PCMG A PCMG agradece aos escrivães de polícia os grandes serviços prestados à instituição e aos cidadãos mineiros. Fonte: Polícia...

Polícia3 horas atrás

PCMG prende foragido da Justiça do Ceará em Governador Valadares

Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nessa quinta-feira (3/11), cumpriu, no bairro Vila Isa, em Governador Valadares, região...

Polícia3 horas atrás

PCMG conclui investigação sobre injúria e difamação em rede social

Divulgação/PCMG Em Abre Campo, na Zona da Mata, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu as investigações referentes aos...

ENTRETENIMENTO

ENTRETENIMENTO47 minutos atrás

Aline Campos relembra tbt de dia de sol encantador: “está ainda mais linda!”

A ex-dançarina do Fastão, Aline Campos, esquentou o clima e deixou o frio de lado nesta quinta-feira (03), ao compartilhar...

ENTRETENIMENTO3 horas atrás

Flayslane, surge exibindo curvas em selfie e quase deixa escapara ‘comissão’: “Perfeita!”

A ex-BBB, Flayslane, encantou o público de seu Instagram nesta quinta-feira (03), ao publicar duas novas selfies apaixonantes em que...

ENTRETENIMENTO5 horas atrás

Jojo Todynho exibe vídeo assinando divórcio e recebe apoio do: “Decepcionada!”

A cantora Jojo Todynho compartilhou um momento importantíssimo de sua vida pessoal com os seguidores do Instagram. Na noite desta...

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • Política5 dias atrás

    Bolsonaro amplia votação em Alpinópolis, mas Lula é eleito presidente da República

  • TECNOLOGIA7 dias atrás

    Mercado de celulares tem pior queda desde 2014, mas Apple vendeu mais

  • ENTRETENIMENTO5 dias atrás

    Mulher Melão comemora vitória de time tirando calcinha para fãs: “Ela deu sorte!”

  • Minas Gerais6 dias atrás

    Previsão do tempo para Minas Gerais neste sábado, 29 de outubro

  • ALPINÓPOLIS E REGIÃO1 dia atrás

    Alex Mochila propõe extinção de cargos de confiança da Câmara

  • Minas Gerais3 dias atrás

    Inscrições abertas para mestrado gratuito em administração pública

  • ENTRETENIMENTO4 dias atrás

    Irmã do Neymar surge deslumbrante na web e beleza encanta internautas: “Bela!”

  • ENTRETENIMENTO6 dias atrás

    Flha de Virginia Fonseca faz publi após uma semana de vida: “já fazendo seus milhões!”