Tribunal de Contas

TCEMG recebe comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique

Publicados

em

Foto: Luiz Gustavo Ribeiro

O Tribunal de Contas mineiro recebe, nesta semana, a visita de integrantes do Tribunal Administrativo de Moçambique, o órgão de controle externo do país africano, e do Banco Mundial. O objetivo da vinda da comitiva é conhecer o funcionamento dos sistemas de fiscalização do TCEMG e aprender técnicas de auditoria em licitações. Eles foram recebidos, na segunda-feira (21/11), pelo presidente Mauri Torres, pelo conselheiro Durval Ângelo e pelo vice-presidente do IRB, Sebastião Helvecio, no Salão Nobre da Presidência.
 
O presidente Mauri Torres desejou uma boa estadia aos servidores moçambicanos e colocou a Corte de Contas mineira à disposição. “É importante perceber que nosso tribunal se tornou uma referência técnica de atuação do controle externo não apenas no país, mas também em níveis mundiais. Temos muitas ferramentas tecnológicas e técnicas de atuação que podem contribuir para o desenvolvimento do controle em Moçambique. Ficamos honrados em receber os integrantes do tribunal de lá e ajudar a desenvolver a gestão pública no país”.
 
Durval Ângelo ressaltou alguns programas que o TCEMG já desenvolve com excelência e que podem servir de exemplo para o tribunal de Moçambique, como o Banco de Preços, o Capmg (Cadastro de Agentes Públicos de Minas Gerais) e a nota fiscal eletrônica. Já Helvecio citou o Projeto Receitas. “Em 2021, mesmo com a pandemia, os municípios mineiros arrecadaram 11% a mais”, informou. O conselheiro aposentado do TCEMG falou da vertente de capacitação que o Banco Mundial vem fomentando nos últimos anos e destacou o avanço dos trabalhos de controle externo nos países africanos. 
 
Amilcar Ubisse, juiz conselheiro do Tribunal Administrativo de Moçambique, agradeceu a oportunidade e falou sobre a realidade do país africano. “Conseguimos colocar no planejamento estratégico a criação do tribunal de contas de Moçambique, um avanço que temos que comemorar, e precisamos estar preparados para sua implementação. Além disso, Moçambique descobriu recentemente grandes quantidades de gás natural, que trará um incremento dos recursos públicos nos próximos anos. O controle tem que estar preparado para ajudar o país a gerir melhor tais recursos e, para isso, as capacitações do nosso corpo técnico são fundamentais”.
 
Atividades
 
Na segunda-feira, os integrantes do tribunal moçambicano fizeram uma visita guiada pelo TCEMG e, na Escola de Contas, conheceram os aplicativos Lupa de Minas e Na Ponta do Lápis. Além disso, tiveram palestras sobre as ações de auditoria e fiscalizações ministradas pela diretoria de Controle Externo dos Municípios.
 
Ao longo da semana, eles irão conhecer a central de inteligência Suricato e terão palestras sobre os sistemas do TCEMG: Sicom (contas municipais), Sisop (obras públicas), Fiscap (atos de pessoal) e Capmg (cadastros de agentes públicos). Eles ainda receberão informações sobre o processo de análise e julgamento das Contas do Governador, conhecerão o Ministério Público de Contas e terão palestras sobre “Macrotendências do Controle” e “Plano Estratégico do Tribunal de Contas”.
 
Estão no Brasil o contador verificador chefe Romão Saute, o auditor Hélio Simone, o chefe do departamento de Estatística Emílio Matata, o diretor geral da área de Auditoria, Jeremias Zuande, a diretora nacional de Tecnologia da Informação, Inês Matsimbe, a assessora do juiz conselheiro, Sandra Dimene, a coordenadora do Departamento de Auditoria e Licitação, Felicidade Sinela, todos do Tribunal Administrativo de Moçambique. Tobias Albuquerque e Ozias Chimunuane representam o Banco Mundial, que financia um projeto de desenvolvimento do tribunal moçambicano, nas atividades na capital mineira, enquanto o conselheiro substituto do TCE de Pernambuco, Maurício Figueiredo, assessora a delegação do país africano no Brasil. O superintendente de Controle Externo do TCEMG, Pedro Henrique Azevedo, coordena os trabalhos da vinda da comitiva de Moçambique ao tribunal mineiro. 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação 
 

Fonte: TCE MG

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Projeto Receitas Municipais é destaque em painel de congresso internacional

Tribunal de Contas

Tribunal de Contas apresenta Relatório Final de Ação Fiscalizatória SIAFICs

Publicados

em

A Coordenadoria de Auditoria dos Municípios do TCEMG concluiu o Relatório Final de Ação Fiscalizatória “ Levantamento dos Sistemas Únicos e Integrados de Execução Orçamentária Administração Financeira e Controle (SIAFICs)”. O trabalho consiste em um levantamento com o objetivo de diagnosticar a implantação, pelos municípios, dos sistemas únicos e integrados da execução orçamentária, administração financeira e controle.

A equipe utilizou, para a realização do trabalho, métodos e técnicas previstos no Manual de Auditoria do Tribunal, além de questionário eletrônico aplicado aos municípios. O benefício decorrente da fiscalização tem a natureza qualitativa, “com o tipo incremento da economia, eficiência, eficácia ou efetividade de órgão ou entidade da administração pública e de política ou programa de governo”, tendo em vista haver sido constatadas boas práticas e falhas na implantação dos SIAFICs pelos municípios mineiros.

Para ler o relatório, clique aqui.

Fonte: TCE MG

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Chefia da PCMG recebe mulheres para café em alusão ao Outubro Rosa
Continue lendo
Minas Gerais13 minutos atrás

Epamig divulga edital para ingresso nos cursos de graduação em 2023

Brasil e Mundo13 minutos atrás

Augusto Nardes, ministro do TCU, pede licença após áudio vazado

Saúde13 minutos atrás

Veja as mudanças na vida durante o tratamento contra o câncer de mama

ESPORTES43 minutos atrás

Vitória histórica: Arábia Saudita derrotou Argentina na estreia da Copa

Polícia43 minutos atrás

PCMG promove leilão de 82 veículos apreendidos em Coronel Fabriciano

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

Minas Gerais13 minutos atrás

Epamig divulga edital para ingresso nos cursos de graduação em 2023

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) recebe, a partir desta terça-feira (22/11), as pré-inscrições on-line de interessados em...

Minas Gerais2 horas atrás

Recuperação da AMG-4015, em Ipaba, no Vale do Rio Doce, está com 90% dos trabalhos concluídos

A recuperação dos cinco quilômetros da AMG-4015, entre a BR-458 e o município de Ipaba, no Vale do Rio Doce,...

Minas Gerais2 horas atrás

Previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça-feira, 22 de novembro

Nesta terça-feira (22/11), a previsão do tempo é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no...

POLÍCIA

Polícia43 minutos atrás

PCMG promove leilão de 82 veículos apreendidos em Coronel Fabriciano

Divulgação/PCMG Entre os dias 28 e 30 novembro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promove o leilão de 82...

Polícia43 minutos atrás

PCMG ministra palestra sobre combate à exploração sexual de jovens

Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, nessa segunda-feira (21/11), do projeto “Na Mão Certa”, realizado por uma...

Polícia14 horas atrás

Suspeito de descumprir medida protetiva é preso em Nanuque

Divulgação/PCMG Em Nanuque, no Vale do Mucuri, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandados de prisão e de...

ENTRETENIMENTO

ENTRETENIMENTO1 hora atrás

Com corpão malhado, Paolla Oliveira curte praia e esbanja boa forma: “acolhida!”

A atriz Paolla Oliveira, aproveitou um dia de praia no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (21), e compartilhou uma sequência...

ENTRETENIMENTO13 horas atrás

Fábio Jr comemora 69 anos em viagem luxuosa com a esposa: “Punta Cana!”

Nesta segunda-feira (21), Fábio Jr completou  69 anos de idade e comemorou a data em uma viagem romântica para Punta...

ENTRETENIMENTO19 horas atrás

Tati Zaqui curte praia com Thomaz Costa usando fio ousado: ” Perfeição tem nome!”

Tati Zaqui incendiou as redes sociais no último fim de semana, ao publicar um clique pra lá de ousado em...

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • CIDADES5 dias atrás

    Fomos tratados com descaso: Agentes culturais protestam contra prefeito de Passos

  • Tribunal de Justiça5 dias atrás

    Desembargador Wander Marotta recebe homenagem do TJMG

  • Minas Gerais5 dias atrás

    Governador participa da 10ª Semana Internacional do Café em BH

  • Tribunal de Justiça5 dias atrás

    Jovem venezuelana integra Orquestra Jovem do TJMG

  • Rural5 dias atrás

    Cultivo de cevada e aveia tem novo zoneamento agrícola de risco climático

  • Minas Gerais5 dias atrás

    Estudantes da rede estadual de ensino ganham medalhas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee) 2022, promovida pela Aneel

  • ENTRETENIMENTO5 dias atrás

    Ivy Moraes sai da piscina em câmera lenta e exibe bumbum empinado: “Fio sumiu!”

  • Tribunal de Justiça4 dias atrás

    UAILab realiza live sobre linguagem simples e direito visual no Judiciário