Minas Gerais

Governo de Minas ativa Comitê de Esporte, Cultura e Lazer para garantir realização de jogos do Mineirão

Publicados

em

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), ativou, nesta terça-feira (24/1), o Comitê de Esporte, Cultura e Lazer previsto no contrato de concessão do Estado com a Minas Arena.

O objetivo do grupo é garantir que as datas para jogos e demais eventos no Mineirão sejam definidas com a colaboração de todos os interessados, evitando o surgimento de conflitos entre as partes.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira.

DER-MG / Divulgação

O comitê conta com um representante do Estado, da Minas Arena, dos clubes Atlético, Cruzeiro e América, das federações de futebol e outro da sociedade civil.

Com a medida, será estabelecido um cronograma de atividades previstas para o Mineirão no prazo de 12 meses para que jogos e eventos possam ser agendados de forma harmoniosa. 

“Nossa medida foi ativar as cláusulas previstas no contrato para que seja garantido a função social e esportiva da concessão”, explicou o Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato. 

Leia Também:  Servas leva 300 crianças para festa de Natal no Palácio da Liberdade

“O objetivo desse comitê é receber a programação anual, fazer questionamentos, comentários e pedir esclarecimentos para que seja possível harmonizar eventos comerciais com a atividade desportiva”, finalizou o secretário. 

Todos os membros do comitê já foram acionados via ofício e a primeira reunião deverá acontecer dentro de 15 dias.

Mais informações sobre a concessão do Mineirão podem ser acessadas neste link.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Iluminação na Cidade Administrativa chama atenção para o mês de combate à hanseníase

Publicados

em

O Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, ganhou iluminação especial na noite desta sexta-feira (27/1) como parte da campanha do Janeiro Roxo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o enfrentamento à hanseníase.

Manchas dormentes, de cor esbranquiçada, avermelhada ou parda, são um dos principais sintomas da doença. Crônica e transmissível, a hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais.

Sem tratamento adequado, a hanseníase tem alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.

Por isso é importante alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, a necessidade de procurar os serviços de saúde o quanto antes, além de divulgar o tratamento e cura da doença, combatendo o preconceito que existe diante da falta de informação.

O tratamento da hanseníase está disponível nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Imediatamente após começar o tratamento, que dura entre seis a 12 meses, mesmo os pacientes da forma contagiosa, cerca de 30% do total de doentes já não mais a transmitem para as pessoas com quem convivem. Os contatos domiciliares dos pacientes com hanseníase têm maior risco de desenvolver a doença, portanto, também devem ser examinados e orientados.
 

Leia Também:  Sisema lança edital de contratação temporária para 44 vagas de gestores e analistas ambientais


Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Ações em Minas Gerais

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), entre os anos de 2017 e 2021, foram diagnosticados 4.856 novos casos de hanseníase em Minas, com tendência decrescente de notificação. Em 2017 foram 1.104 novos casos; em 2018 foram 1.035 casos; em 2019 foram 1.090 casos; em 2020 foram 759 casos; e em 2021 foram 868.

A SES-MG, por meio da Coordenação de Hanseníase, está empenhada para implementar e fortalecer a “Estratégia Nacional para Enfrentamento da Hanseníase (ENEH) 2023-2030”, adequando-se à realidade do estado.

A coordenação estadual de hanseníase definiu o “Plano Estadual de Enfrentamento da Hanseníase em Minas Gerais, 2019-2022”. Elaborado em parceria com várias instituições, ele propõe a criação de políticas públicas por meio de cinco eixos e diretrizes: fortalecimento das ações de vigilância e integração com Atenção Primária à Saúde (APS); implementação da Rede de Atenção à Pessoa com Hanseníase (RAPH); fomento à educação permanente e integração ensino-serviço; fortalecimento da educação em saúde e mobilização social; e gestão e realização de atividades de monitoramento e avaliação.

Leia Também:  Governo de Minas e Ministério Público assinam acordo para regularização fundiária do Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, no Norte do estado

Atualmente, em Minas Grais, os pacientes com hanseníase são assistidos pelas equipes de atenção primária, serviços de atenção especializada, e centros de referência com atuação macrorregional, estadual e nacional.

Também existem quatro Casas de Saúde (antigos Hospitais-Colônias) localizadas nos municípios de Bambuí (Casa de Saúde São Francisco de Assis), Betim (Casa de Saúde Santa Isabel), Três Corações (Casa de Saúde Santa Fé) e Ubá (Casa de Saúde Padre Damião).

A gestão das Casas de Saúde é realizada pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), cabendo à SES-MG implementar as diretrizes nacionais e elaborar políticas públicas relacionadas ao controle do agravo e promoção da saúde e qualidade de vida dos mineiros.

Além disso, por meio da Deliberação CIB-SUS/MG 2706, de 18 de abril de 2018, foi instituído o Comitê Estadual de Enfrentamento da Hanseníase, que é intersetorial e tem caráter consultivo. Em maio de 2021, o comitê foi reestruturado, realizando reuniões mensais que fomentam os compromissos do estado e municípios.

Saiba mais sobre a hanseníase no hotsite da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais: https://www.saude.mg.gov.br/hanseniase.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA