Minas Gerais

Cidades mineiras se inspiram em Gramado para decoração natalina

Publicados

em

O Natal da Mineiridade 2022 tem promovido eventos festivos em mais de 200 municípios mineiros, com um olhar voltado para as características particulares de cada localidade, mas que se espelham em iniciativas já consolidadas de celebração do fim do ano. É o que ocorre com as cidades de Ouro Preto e Araporã, no Triângulo, por exemplo, que recorreram ao tradicional Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul, considerado o maior Natal do Brasil e que chega a sua 37ª edição este ano.

Na cidade histórica a 96 quilômetros de Belo Horizonte, desde novembro os visitantes acompanham a combinação das luzes natalinas com os monumentos coloniais, trazendo o tema História e Magia para a primeira edição do Natal Luz de Ouro Preto.

“Ouro Preto é um símbolo muito grande da nossa história, e por isso as pessoas sempre quiseram um Natal luz, um Natal diferente. Temos a tradição das pastorinhas de Natal, das Folias de Reis, mas hoje o Natal do mundo contemporâneo tem que ter muita luz”, explica o prefeito, Angelo Oswaldo.

Leia Também:  Mais de 2,5 milhões de mineiras e mineiros ainda não completaram o esquema de vacinação contra a covid
Ane Souz

Uma grande árvore de Natal, com altura superior a oito andares, foi montada  em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes, no Centro Histórico. O prédio centenário da Casa de Gonzaga recebe tanto a Vila do Papai Noel quanto a Vila do Artesanato, onde há exposição de trabalhos de artesãos do município.

“Nessa sazonalidade da cadeia turística, faltava um evento de final de ano, e agora nós temos o Natal Luz de Ouro Preto”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, Felipe Guerra. 

A expectativa é que mais de 100 mil pessoas visitem a cidade até 8 de janeiro de 2023. “O Natal Luz será mais um motivo para as pessoas virem à cidade, movimentando o verão”, diz o coordenador de produção do evento, Gilson Fernandes Martins.

Toda a programação é gratuita, com apresentações musicais e teatrais, cortejo natalino, eventos literários, visita à casa do Papai Noel, sessões de cinema, celebrações religiosas e a Folia de Reis. O cronograma está disponível aqui.

Lago de Natal

Já no Triângulo Mineiro, o Natal da Mineiridade proporciona a iluminação de toda a cidade de Araporã para receber cerca de 3.500 pessoas por dia com uma programação enxuta, animadora, e inovadora na região. Os atrativos vão desde desfiles natalinos, apresentações de balé, oficinas artísticas e shows com músicos locais. As atrações começaram na última quarta-feira (14/12) e vão até segunda (18/12), e têm recebido uma boa adesão tanto da população quanto dos visitantes até o momento.

Leia Também:  Governo de Minas reconhece a região "Entre Serras da Piedade ao Caraça" como produtora de Queijo Minas Artesanal

Além disso, a criançada pode visitar a fábrica de brinquedos e a casa do Papai Noel, onde poderá tirar fotos e fazer pedidos de presentes, além de passear no trenzinho da alegria, pilotado por um dos duendes ao redor do Lago Bem Viver. O local, inaugurado no ano passado, sedia também uma feira gastronômica com os estabelecimentos araporenses.

“Esse ano o desejo dela foi trazer um pouco da magia do Natal Luz de Gramado para a cidade, já que muitos cidadãos não têm a oportunidade de acompanhar o que acontece no maior Natal do Brasil”,  explica a prefeita Renata Borges.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:

Minas Gerais

Lançada nova consulta pública para adequação à Nova Lei de Licitações 

Publicados

em

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio do grupo de trabalho instituído para implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (GT-NLLC) no Estado, disponibiliza, a partir desta quarta-feira (21/12), mais uma consulta pública para adequação dos procedimentos de compras estaduais à nova legislação. 

A minuta de normativa busca regulamentar o procedimento auxiliar de pré-qualificação. O formulário recebe contribuições até 13/1/23. Para acessar, clique aqui

“A pré-qualificação é um dos cinco procedimentos auxiliares previstos pela Nova Lei de Licitações. Ela traz ganhos de eficiência ao permitir que as condições de habilitação de licitantes ou as características técnicas ou de qualidade de bens sejam analisadas pela Administração previamente, promovendo eficiência nos procedimentos de contratação”, explica a subsecretária do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Virgínia Bracarense Lopes. 

A subsecretária lembra que o procedimento de pré-qualificação já existia no regime da Lei Federal nº. 8.666/93, mas era restrito à modalidade de concorrência e não permitia limitar a futura licitação aos pré-qualificados. Assim, a normativa contempla as regras estabelecidas pela Nova Lei de Licitações, dispõe sobre condução, rito e vigência do procedimento de pré-qualificação e outras especificidades para sua operacionalização. 

Leia Também:  Mercadante defende recriação do Ministério das Cidades

Consultas públicas 

A Seplag-MG já concluiu outras oito consultas públicas sobre a Nova Lei de Licitações (clique aqui para acessar). Foram coletadas sugestões sobre os regulamentos do enquadramento de bens nas categorias comum e de luxo, das regras gerais de gestão e fiscalização de contratos administrativos, da apuração de infrações e aplicação de sanções a licitantes e contratados, da atuação dos agentes envolvidos nas contratações, dos procedimentos para a realização de pesquisa de preços, das modalidades de licitação pregão e concorrência com os critérios de julgamento de menor preço e maior desconto, da contratação direta por dispensa de licitação em função do valor, e do estudo técnico preliminar. 

A Lei Federal nº. 14.133/21 deve ser implementada até 1/4/2023. Por isso, o Governo do Estado tem atuado para possibilitar a transição para nova lei e garantir a execução de contratações. 

Nos próximos meses, a Seplag-MG, por meio do CSC, consolidará novos normativos, disponibilizará orientações e capacitações sobre a nova lei, além de promover atualizações e ajustes de sistema necessários. 

Leia Também:  Pequenos pecuaristas do Sul de Minas investem na fertilização in vitro para melhoria do rebanho

Para saber o que é uma consulta pública, clique aqui e assista ao vídeo com orientações. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
ALPINÓPOLIS E REGIÃO14 minutos atrás

Lafayette Andrada é diplomado deputado federal para segundo mandato na câmara

DENÚNCIAS21 minutos atrás

Polícia Militar prende indivíduo por porte ilegal de arma de fogo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO28 minutos atrás

Lafayette Andrada afirma que PEC da transição é uma irresponsabilidade fiscal

Brasil e Mundo9 horas atrás

Tadeu Alencar será novo secretário nacional de Segurança Pública

ENTRETENIMENTO9 horas atrás

Simaria desafia a censura e exibe look escolhido para natal: “estou prontíssima!”

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

Minas Gerais10 horas atrás

Lançada nova consulta pública para adequação à Nova Lei de Licitações 

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio do grupo de trabalho instituído para implementação da Nova Lei de...

Minas Gerais10 horas atrás

Polícia Civil reforça segurança pública com formação de 825 novos servidores 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta quarta-feira (21/12), a solenidade de conclusão do Curso de Formação Técnico-Profissional de 825...

Minas Gerais14 horas atrás

Concessão dos parques do Itacolomi e Ibitipoca projeta economia anual de R$ 2 mi para os cofres públicos

A empresa Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura, representada pela corretora Fram Capital, é a vencedora do leilão de...

POLÍCIA

Polícia10 horas atrás

PCMG forma 825 novos servidores e reforça segurança pública do estado

Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta quarta-feira (21/12), a solenidade de conclusão do Curso de Formação...

Polícia10 horas atrás

PCMG prende suspeito de homicídio em Guanhães

Divulgação/PCMG Na segunda-feira (19/12), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, em Guanhães, no Leste do estado, mandado de...

Polícia14 horas atrás

Ação da PCMG e PCESP resulta em prisão de dupla por latrocínio tentado

Divulgação/PCMG Em operação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Polícia Civil do Estado de São Paulo...

ENTRETENIMENTO

ENTRETENIMENTO9 horas atrás

Simaria desafia a censura e exibe look escolhido para natal: “estou prontíssima!”

A cantora Simaria mostrou que natal não deixa de ser sinônimo de ousadia e mexeu com a imaginação dos fãs...

ENTRETENIMENTO12 horas atrás

Após morte da mãe, filha de Susana Naspolini emociona web: “Celebra daí!

Julia Naspolini, filha da jornalista Susana Naspolini que faleceu dia 25 de outubro por conta de uma complicação de um...

ENTRETENIMENTO15 horas atrás

Deolane Bezerra muda visual e é comparada com Virgínia Fonseca: “Irmã gêmea da!”

Após as milhares de polêmicas em “A Fazenda 14“, Deolane Bezerra resolveu renovar o visual para as festas de final de...

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • ENTRETENIMENTO6 dias atrás

    Com decote ousado, Pocah mostra talento com ‘comissão de frente’: “Avisa lá!” 

  • ENTRETENIMENTO6 dias atrás

    Animada, Juliette compõe time de mulheres empoderadas e anuncia novo ciclo: “Aqui!”

  • ENTRETENIMENTO7 dias atrás

    Jade Picon aproveita dia de sol e curte piscina antes de gravação: “Essa menina!”

  • ENTRETENIMENTO6 dias atrás

    Mari Gonzalez  comemora 7 anos ao lado de Jonas Sulzbach: “Amor leve e tranquilo!”

  • ENTRETENIMENTO6 dias atrás

    Após tratamento de câncer: Simony posa careca, emocionando fãs: “Renascimento!”

  • ESPORTES5 dias atrás

    Leila diz que Palmeiras chegou ao limite para renovar com Dudu: Flamengo aguarda definição

  • ENTRETENIMENTO7 dias atrás

    Geisy Arruda veste fantasia de mágica e apimenta web com ousadia: “Enfeitiçado!”

  • CIDADES3 dias atrás

    Quinca do Tião Roberto (PTB) e Denílson Lima (PP)disputam presidência da Câmara em Alpinópolis