ENTRETENIMENTO

Na Rede A história da tecnologia e os avanços da digitalização

Publicados

em

Na Rede, A história da tecnologia e os avanços da digitalização, de Renato Cruz, um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, chega às principais livrarias do país em breve. O texto, que se distribui em 12 capítulos, apresenta o percurso histórico da tecnologia na direção do universo digital.

O autor se utiliza de um conceito básico e suficientemente ilustrativo de tecnologia por meio da observação da sua função instrumental no desenvolvimento humano.

Tal abordagem encaminha a compreensão do processo de desenvolvimento da tecnologia para as possibilidades e perspectivas abertas pela intensificação da tecnologia das últimas décadas, na direção do metaverso, da Inteligência Artificial, da computação quântica e da indagação defuturo a imaginar.

Por meio da recorrente consideração das contingências da pandemia de COVID19, com as imposições e limitações experimentadas recentemente, se sustentam eixos centraisde argumentação do texto, numa dimensão temporal,como:

1- A aceleração do processo de desenvolvimento tecnológico diante de específicas situações histórico-sociais, objetivas, como, no caso, o impedimento da livre movimentação física. Isso exige mais desenvolvimento e adequação tecnológica.

2- A profunda articulação entre os elementos do processo de desenvolvimento tecnológico entre suas partes componentes, objetivas, materiais e teóricas e as condições sociais em que ocorrem, incluindo hábitos e resistências ou facilitação de mudanças. Isso passa a exigir mais desenvolvimento e adequação tecnológica.

A argumentação é disponibilizada pela apresentação de consulta a pesquisas e relatórios e/ou informações fornecidas por membros e dirigentes de grandes empresas, entre as quais as que atuam com acompanhamento de atividades econômicas produtivas, financeiras e logísticas que experimentaram os efeitos da pandemia e trazem o testemunho do processo de enfrentamento de situações concretas, relatando problemas, dificuldades, soluções, prospecções e perspectivas, sejam mais imediatas, sejam a longo prazo.

Leia Também:  Cléo estreia nos cinemas e revela ter vivido amor improvável: “Eu acho super possível!”

Em linguagem simples, o texto disponibiliza, assim, informações relevantes, experiências concretas e objetivas do processo de dinamização e desenvolvimento tecnológico nas atuais condições da vida nacional. Mais do que isso, também nos lembra, pontualmente, das primeiras experimentações dos recursos tecnológicos disponíveis, evocando o momento de sua invenção e disponibilização, provocando interesses e curiosidades.

Temas em voga nos tempos atuais, como redes sociais, superexposição pessoal, influenciadores digitais, memes e notícias falsas também são abordados pelo autor, que encerra a publicação com um epílogo sobre o que vem por aí.

“NA REDE: a história da tecnologia e os avanços da digitalização” é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo por meio do Programa de Apoio a Projetos Culturais (Promac).

SOBRE O AUTOR:
Renato Cruz é jornalista, professor do Centro Universitário Senac e diretor da inova.etc. Foi repórter e colunista do Estadão e comentarista da Rádio Eldorado. Também trabalhou na RNT e Gazeta Mercantil. Foi fundador e editor do inova.jor. Publicou os livros O desafio da inovação: a revolução do conhecimento nas empresas brasileiras e TV digital no Brasil: tecnologia versus política (Senac São Paulo) e O que as empresas podem fazer pela inclusão digital (Ethos/CDI). Tem graduação em jornalismo e mestrado e doutorado em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

Leia Também:  Inscrições para cursos de tecnologia da Epamig começam em 30/5

SOBRE O LIVRO:

Título: Na rede: a história da tecnologia e os avanços dadigitalização.

Autor: Renato Cruz

Nº de páginas: 152

Formato: 14 x 23 cm

ISBN 978-65-87141-17-6

Preço: R$ 30,00

Fonte: TOP Famosos

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ENTRETENIMENTO

Com biquíni fio, Mari Gonzalez esbanja boa forma e exibe shape trincado: “Perfeita!”

Publicados

em

A ex-participante do Big Brother Brasil e influenciadora digital Mari Gonzalez, aproveitou o sol desta sexta-feira (27), para renovar seu bronzeado e elevar a temperatura do Instagram.

“De @calzedoniabrasil, se pudesse eu usava todo dia um biquíni diferente dessa coleção, tá um mais lindo que o outro!”, escreveu ela, na legenda da publicação. Já na foto, Mari aparece com um biquíni laranja e com algumas estampas de cor.

“Uma grande gostosaaaa”, disparou uma fã no campo de comentários. “Um mais lindo que o outro! Nada fica feio em você, é impressionante”, afirmou mais um, com emojis de carinha apaixonada ao lado. Confira:

Fonte: TOP Famosos

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  A DIRETORA DO FILME PRÍNCIPE DA PAZ FALA SOBRE ESSA SUPERPRODUÇÃO
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA