TECNOLOGIA

Falha em Wi-Fi permite que drone veja ‘através’ das paredes

Publicados

em

Drone pode ser usado para rastrear objetos
Divulgação/Samsung

Drone pode ser usado para rastrear objetos

A Internet das Coisas (IoT) está revolucionando as novidades e trazendo mais praticidade. Porém, o sinal enviado pelos dispositivos enquanto procuram a rede pode ser rastreado por outros objetos. Felizmente, a equipe da Universidade de Waterloo diz que não tem porque se assustar.

O motivo é que um ladrão não terá o equipamento para mapear a localização dos membros da tua casa — e provavelmente nem o conhecimento técnico. Só que essa brecha ainda pode ser explorada em casos maiores, como roubo de banco e operações policiais ou militares.

Drone básico e mais US$ 15 é o suficiente para te rastrear

A equipe de ciências de computação da universidade teve um custo pequeno para montar o equipamento. Bastou um “drone comprado em loja”, como destacou a universidade, e mais US$ 15 do equipamento necessário para criar o sistema rastreador.

Para rastrear os objetos dentro de casa, o Wi-Peep, nome do drone adaptado, procura por sinais dos dispositivos inteligentes. Mesmo que a rede Wi-Fi esteja conectada a esses dispositivos, eles responderão a contatos enviados por outros equipamentos. 

Leia Também:  Com 13% e desemprego no Brasil, sobram vagas na área de tecnologia.

Assim, o Wi-Peep (um trocadilho com “bisbilhotar”) envia diversos sinais aos dispositivos, medindo o tempo de resposta e descobrindo a localização dele dentro de um local fechado. Se você estiver com um smartwatch no pulso, o drone pode rastrear os seus movimentos dentro de casa — com uma precisão de 1 metro.

O professor Ali Abedi, membro da equipe, diz que a falha pode ser corrigida com as fabricantes de chip lançando atualizações para que os sinais sejam aleatórios, causando um erro na precisão do rastreio. Mas uma correção integrada, só na próxima geração do equipamento.

Para mostrar como a falha pode ser explorada, um exemplo dado pelos responsáveis do projeto é o rastreio de um segurança dentro de uma agência bancária. De fato, é pouco provável que um ladrão compre um drone e aprenda a desenvolver a tecnologia só para roubar uma casa. Contudo, há um uso bem mais óbvio para essa tecnologia.

Leia Também:  Novo equipamento adquirido pela Epamig ILCT permite mais agilidade e precisão nas análises de queijos e produtos lácteos

Rastreio via wi-fi para uso militar

O baixo custo da tecnologia pode ser facilmente convertido para o uso militar e em operações policiais. Claro que mísseis já contam com uma tecnologia avançada de rastreio de alvo, vide o impacto dos Javelin e HIMARS na guerra russo-ucraniana. Contudo, forças armadas e forças policiais necessitam evitar que inocentes sejam atingidos durante suas operações. 

Para chegar a esse objetivo, uma tecnologia de baixo custo que permite rastrear dispositivos eletrônicos na casa de um suspeito é muito bem-vinda.

Mas em situações militares mais “corriqueiras”, seja em busca ou vigilância, manter todo um grupo com um ou mais drones (de baixo custo) para rastreio permite uma maior eficiência do serviço e protege tanto os soldados como civis. O mesmo vale para a polícia, que em operações de prisões podem avaliar quantas pessoas (e câmeras) existem na casa do alvo.


Fonte: IG TECNOLOGIA

COMENTE ABAIXO:

TECNOLOGIA

Nokia 105 (2022) passa na Anatel e já pode ser vendido no Brasil

Publicados

em

Nokia 105 (2022) pode ser vendido no Brasil
Divulgação/HDM Global

Nokia 105 (2022) pode ser vendido no Brasil

O Nokia 105 (2022) é um celular simples, voltado para quem quer fazer ligações e trocar algumas mensagens. Após o lançamento no exterior, o telefone da HMD Global recebeu o seu certificado de homologação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), autorizando a sua venda no Brasil. Entre os destaques, estão o famoso jogo da cobrinha (Snake) e a bateria de longa duração.

O certificado é voltado ao celular de modelo TA-1465, fabricado pela HMD Global. Segundo os documentos da Anatel acessados pelo Tecnoblog, trata-se do Nokia 105, que foi liberado no Brasil a pedido da Multi. A aprovação foi emitida ao modelo em questão em 24 de outubro de 2022.

O modelo possui um corpo compacto, com botões numéricos e de navegação, como antigamente. As teclas dividem a porção central com uma pequena tela, que também é usada para rodar os jogos pré-instalados. O modelo ainda possui o corpo colorido e traz uma luz na porção superior para ser usada como lanterna.

Leia Também:  Novo equipamento adquirido pela Epamig ILCT permite mais agilidade e precisão nas análises de queijos e produtos lácteos

Nokia 105 traz o jogo da cobrinha e mais

Como era de se imaginar, o Nokia 105 não traz muitos recursos. Afinal, seu foco está em oferece uma opção básica a quem não faz questão de ter um smartphone. Por isso, sua lista de atributos é curta, mas traz funções essenciais, como o rádio FM, e outras para distrair a cabeça, como o jogo da cobrinha.

“Sabemos que um telefone não serve apenas para ligar e enviar mensagens de texto, mas também para nos ajudar a relaxar e descontrair”, diz o site da fabricante. “É por isso que o Nokia 105 vem com jogos pré-carregados, incluindo o favorito de todos, Snake.”

A bateria é outro destaque. Com 800 mAh, a HMD Global promete um celular que passará um dia inteiro longe da tomada. A recarga, no entanto, é feita por uma porta micro-USB.

Leia Também:  Como Gerar Dinheiro com Seu Site?

Apesar da homologação da Anatel, ainda não há previsão de lançamento do Nokia 105 no Brasil.

Fonte: IG TECNOLOGIA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
ESPORTES6 minutos atrás

Cuiabá empata com Palmeiras e segue luta para continuar na elite do futebol Brasileiro

ESPORTES6 minutos atrás

Vasco vence o Ituano com gol de Nenê e está de volta à Série A do Brasileirão

ESPORTES1 hora atrás

Coritiba vence o Flamengo e garante permanência na elite do Brasileirão em 2022

ESPORTES1 hora atrás

Palmeiras derrota o Internacional e vai disputar a final da Copa do Brasil Sub-20

Saúde2 horas atrás

Covid-19: Brasil registra 1.077 casos e seis mortes em 24 horas

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

Minas Gerais1 dia atrás

Governo de Minas segue mobilizado para garantir reparação aos atingidos pela tragédia de Mariana

Marcelo Sant’Anna / Imprensa MG Sete anos após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que tirou a vida...

Minas Gerais1 dia atrás

Políticas ambientais de Minas Gerais integram programação da COP27 no Egito

A política pública desenvolvida em Minas Gerais para reduzir os efeitos da alteração do clima integra, a partir deste domingo...

Minas Gerais1 dia atrás

Previsão do tempo para Minas Gerais neste sábado, 5 de novembro

Neste fim de semana, uma massa de ar mais frio deixa o tempo estável com temperaturas amenas sobre o estado...

POLÍCIA

Polícia2 dias atrás

Dia do Escrivão

Divulgação/PCMG A PCMG agradece aos escrivães de polícia os grandes serviços prestados à instituição e aos cidadãos mineiros. Fonte: Polícia...

Polícia2 dias atrás

PCMG prende foragido da Justiça do Ceará em Governador Valadares

Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nessa quinta-feira (3/11), cumpriu, no bairro Vila Isa, em Governador Valadares, região...

Polícia2 dias atrás

PCMG conclui investigação sobre injúria e difamação em rede social

Divulgação/PCMG Em Abre Campo, na Zona da Mata, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu as investigações referentes aos...

ENTRETENIMENTO

ENTRETENIMENTO3 horas atrás

Gabi Martins posa com look decotado e fãs exaltam a ex-BBB: “Essa mulher é demais!”

A sertaneja e ex-participante do Big Brother Brasil Gabi Martins, apostou em um look pra lá de decotada e, claro, deu o...

ENTRETENIMENTO9 horas atrás

Paolla Oliveira rebola ao som de MC Rene e leva tapinha de Diogo Nogueira: “Socorro!”

A atriz, Paolla Oliveira, rebolou com muita animação ao mostrar que tem samba no pé, durante uma tarde em seu...

ENTRETENIMENTO14 horas atrás

Juju Salimeni e Diogo Basaglia fazem ensaio de casal picante: “um em um milhão!”

O namorado de Juju Salimeni, o fisiculturista Diogo Basaglia, foi clicado passando a mão boba no corpo escultural da musa...

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • Política7 dias atrás

    Bolsonaro amplia votação em Alpinópolis, mas Lula é eleito presidente da República

  • ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás

    Alex Mochila propõe extinção de cargos de confiança da Câmara

  • Minas Gerais6 dias atrás

    Pesquisadores identificam polifenol inédito e multifuncional 

  • ENTRETENIMENTO3 dias atrás

    Simaria sensualiza em barco usando fio e parte de cima quase mostra demais: “Dia!”

  • Minas Gerais6 dias atrás

    Inscrições abertas para mestrado gratuito em administração pública

  • Rural5 dias atrás

    Volume exportado de carne bovina em outubro deste ano alcança 188,5 mil toneladas

  • ENTRETENIMENTO5 dias atrás

    Mirella fez topless na praia e exibiu marquinha ousada: “Que beldade!”

  • ENTRETENIMENTO6 dias atrás

    Simaria exibe boa forma em vestido justo e decote quase mostra demais: “Espetacular!”